Exposição marca 50 anos do Museu de Arte da UFC

A passagem do cinquentenário de fundação do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) será comemorada com exposição que conta um pouco de sua história e de como se consolidou como espaço cultural no cenário artístico do Estado. Nessa quarta-feira (22), às 19h, será aberta exposição histórica e documental, que reúne fotos, reproduções de documentos, painéis, textos explicativos e obras dos chamados artistas fundadores, como Barrica, Aldemir Martins, Floriano Teixeira, Estrigas e Nice Firmeza, Barbosa Leite, Vicente Leite e daqueles que ganharam salas permanentes.

De acordo com Pedro Eymar, Diretor do MAUC, a mostra traçará a trajetória do equipamento desde a fase pré-museu, passando pela evolução do acervo, a formação das coleções e mudanças na estrutura física do prédio. Ele relembra que a primeira ideia de criação foi do Ex-Reitor Martins Filho, em 1949, “no contexto do movimento em defesa da cultura popular, no pós-guerra, incentivado pela Unesco”. Na formação do Museu, a primeira leva de trabalhos adquiridos foi a de arte popular do Ceará – xilogravuras e peças em barro e madeira – por volta de 1958.

O Diretor do MAUC adianta que outras atividades estão previstas para festejar os 50 anos do Museu, como o retorno de oficinas de gravura, desenho e pintura, além de homenagens a artistas, ex-diretores, funcionários e ex-funcionários do Museu. Um edital da Caixa Econômica Federal dotará o MAUC de equipamentos que permitirão a digitalização do acervo deixado pelo artista suíço Jean-Pierre Chabloz.

HOMENAGEM A HELOISA JUAÇABA – Por motivos de caráter pessoal, a entrega da Medalha do Mérito Cultural à artista plástica Heloisa Juaçaba, que aconteceria também nessa quarta-feira (22), no MAUC, foi adiada para data ainda a ser agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário