Executiva do PT reúne-se para avaliar conjuntura

A Executiva do PT reúne-se na noite de hoje para dar continuidade às avaliações do partido, visando às eleições municipais de 2012. Em pauta, a conjuntura política e a vinda do presidente nacional da legenda, Rui Falcão. O petista visitará Fortaleza na próxima quinta-feira, onde reunirá correligionários para discutir cenário político-eleitoral no Estado, além de outros assuntos relacionados ao pleito de 2012.

“Do ponto de vista de 2012, estamos fazendo uma discussão permanente. Não nos interessa antecipar eleição”, afirmou o primeiro vice-presidente do PT, Joaquim Cartaxo, acrescentando que quem vem antecipando o debate é a oposição.

Cartaxo explicou que, neste momento, a prioridade é concluir e colaborar com a gestão da prefeita Luizianne Lins (PT). Somente, no próximo ano, o partido abre diálogo frequente sobre eleição. Agora, a legenda discute propostas a serem levadas ao congresso nacional do PT, que deve acontecer em setembro. Na ocasião, ocorrerá a revisão do estatuto partidário.

Outro tema, segundo ele, é formatação de eleições diretas para alguns diretórios municipais, que ainda funcionam por meio de comissões provisórias. Ao todo, 10 municípios ainda funcionam desta maneira.

Senador Pompeu
Sobre o caso envolvendo o prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira, Cartaxo disse que é “preciso avaliar o processo do prefeito”. Porém, não descartou que o assunto poderá entrar na pauta de discussão.

O petista está foragido, desde a última terça-feira, quando a Justiça decretou sua prisão preventiva. De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual, o prefeito, o vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho, e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tárcido Francisco de Lima Baia, além de assessores e empreiteiros cometeram, no exercício de 2008, desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras “condutas criminosas”, causando “dano de grande monta ao erário municipal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário