Eliésio Fonteles é eleito prefeito de Alcântaras

Este Município da Zona Norte amanhece com um novo prefeito. Foi eleito, ontem, em uma eleição suplementar o candidato da coligação PSB/PMDB, Eliésio Fonteles. Os quase 8.400 eleitores foram as urnas entre 8h e 17h, e, ao final, preferiram entregar os destinos administrativos ao candidato Eliésio Fonteles, que obteve 3.036 dos votos válidos. O segundo colocado, Antonio Marcos obteve 2.976 votos (indeferido com recurso), enquanto que o terceiro, Charlys Moreira, somou 102 votos.

"Chego a prefeitura pela vontade do povo. Agora vamos trabalhar para implantar o que foi prometido durante a campanha que é dotar os distritos de subprefeitura e recuperar todas as estradas do Município. O tempo é pouco, mas acredito que com ajuda daqueles que me elegeram, o tempo será suficiente", disse o novo prefeito, Eliésio Fonteles. A diplomação deverá acontecer até o dia 19 e a posse no dia seguinte.

Pela manhã os dois principais candidatos, Antonio Marcos e Eliésio Fonteles, estiveram na missa, celebrada pelo padre Edmilson Eugênio na Igreja São Vicente de Paulo, onde ouviram do celebrante as palavras sobre o momento político vivido na cidade. "A minha preferência é pelo desenvolvimento da cidade. Sei da vontade de cada um de vocês em chegar ao cargo de prefeito. Porém esse desejo tem que ser com muita cautela. Muitas das vezes motivado pela razão a gente acaba esquecendo o ensejo do outro. Torço por aquele que quando eleito faça o melhor por esta cidade".

Após este momento de fé os candidatos Antônio Marcos e Eliésio Fonteles seguiram para o local de votação na Escola Municipal Inocência Alcântaras Freire. Eliésio Fonteles foi o primeiro a se dirigir a sessão 399, onde votou rapidamente, levantando a mão direita para mostrar o "V" da vitória. Dez minutos mais tarde às 9h30 foi a vez do candidato Antônio Marcos chegar na sessão número 2, onde acompanhado de correligionários, também votou rapidamente e em cada uma das mãos acenou para os eleitores mostrando quatro dedos em cada uma delas, símbolo da campanha eleitoral.

Tranquilidade

A euforia do pleito bastante acirrado ficou para trás e no dia da eleição o clima foi de total tranquilidade. "Visitamos todos os locais de votação e fechamos alguns estabelecimentos, para evitar a venda de bebida alcoólica. Orientamos às pessoas a evitar aglomeração para que tudo transcorresse dentro da normalidade", disse o promotor público eleitoral, Alexandre Pinto Moreira. Durante a tarde, duas pessoas acabaram presas acusadas de transporte de eleitores, o que é crime. "Encaminhamos as denúncias para a Polícia Federal em Sobral", disse o tenente-coronel, Gilvandro Oliveira, que comandava o efetivo policial distribuído no pleito. Para garantir a ordem durante a votação cerca de 30 policiais militares e cinco viaturas estavam à serviço do pleito.

Em 2008, o candidato Eliésio Fonteles tentou chegar ao Paço Municipal, mas acabou sendo derrotado pelo prefeito cassado, Raimundo Gomes. A decisão da realização de nova eleição no Município foi do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) por causa do afastamento, em 13 de agosto de 2010, do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho e seu vice, Joaquim Benício Filho, dos cargos.

O diretório municipal do Partido Republicano Progressista (PRP) e a Câmara de Vereadores até que tentaram a suspensão do pleito, alegando que o TRE convocou eleição direta para a escolha do novo prefeito de Alcântaras, mesmo com o afastamento definitivo do prefeito e seu vice no segundo biênio do mandato, o que forçaria a realização de eleição indireta para os cargos. Mas o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fixou eleição direta para a escolha do novo gestor, em urna eletrônica.
Wilson Gomes
Colaborador
Do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário