Discurso - Joseph Blatter alfineta: "momento é perigoso"

O 61º Congresso da Fifa, em Zurique, na Suíça, começou com uma declaração do presidente Joseph Blatter. O dirigente comentou a crise vivida pela entidade, que envolve denúncias de compras de votos para a reeleição do suíço junto à Concacaf. Para Blatter, único candidato nas eleições para a presidência da entidade marcadas para hoje, o momento do futebol é “perigoso”.

“O mundo não está destruído por movimentos humanos, mas naturais. Vimos catástrofes no Haiti, Chile, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Se até a natureza está se revoltando, porque não os homens. Achei que estávamos vivendo um mundo de ‘fair play’ (jogo limpo) e disciplina. Este não é o caso. Porque nossa pirâmide da Fifa está insegura em alguns espaços e isto é perigoso”.

Momentos antes das declarações de Blatter, um artista fez um show de malabarismo com pequenas bolas e depois, com as bolas utilizadas na Copa do Mundo. O presidente da Fifa fez uma analogia ao momento vivido pela Fifa e a atividade do malabarista.

“Vocês viram o show que o malabarista fez agora há pouco e como é fácil manejar pequenas bolas, mas é difícil fazer o mesmo com bolas de futebol. Nosso jogo não é fácil, mas é fascinante. Para manter essa fascinação, nós temos que manter o respeito. Todos têm a responsabilidade de proteger o esporte. Mas falarei sobre isso amanhã, hoje é um dia festivo”.

O evento é marcado pela eleição presidencial da entidade, que acontece nesta quarta-feira. Após denúncias de suposta compra de voto para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, Mohamed Bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol, decidiu retirar sua candidatura. Com isso, Blatter é candidato único. A Federação Inglesa de Futebol (FA), contudo, tenta conseguir o adiamento da votação. Outras autoridades já se manifestaram ao redor do mundo, como o presidente do Timor-Leste, que é contra a reeleição de Blatter.

O curioso é que, na segunda-feira, em entrevista coletiva, Joseph Blatter, havia afirmado que não havia crise, mas agora fala de um “momento perigoso” que a entidade e o futebol estariam passando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário