Diplomas médicos tirados no exterior serão revalidados

A revalidação dos diplomas de médicos formados no exterior já tem data para acontecer. O trabalho será feito em duas etapas: no dia 28 de agosto vai acontecer a prova escrita e uma prova de habilidades clínicas a ser realizada na primeira semana de outubro próximo. A informação é do vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos.

Ele, que faz da parte comissão organizadora do evento, viajou a Brasília para participar de reunião no Inep para finalizar o trabalho. Segundo informou, as provas da revalidação vão ocorrer em cinco cidades brasileiras, uma delas Fortaleza, faltando definir ainda os locais. Esclarece que o trabalho é de âmbito nacional, dele podendo participar profissionais de quaisquer estados.

Campos não soube precisar o número de profissionais com curso no exterior sem diploma, mas prevê que, no Brasil, deverão existir mais de mil. Ele observa que só fará a segunda prova quem passar na primeira e é por isso que uma vai ser distante da outra mais de um mês para dar tempo fazer a correção e a segunda inscrição.

Ele adianta que a segunda prova, ou seja, a prática, vai ocorrer em Brasília que já tem mês definido (outubro), mas falta definir o dia. Observa que tem sido grande o número de profissionais que procuram as universidades federais para esse procedimento.

Penso eu - Este humilde repórter teve a honra de, em certa ocasião, visitando Cuba na companhia dos Deputados Welington Landim, presidente da Assembleia do Ceará e Domingos Filho, primeiro secretário e hoje vice-Governador do Estado, ser o portador de um documento enviado ao Presidente Lula, pedindo exatamente esse reconhecimento. Estávamos em Camaguay quando um grupo de brasileiros estudantes de medicina, inclusive um casal de cearenses de Santana do Acarau e Massapê, fez de mim portador da missão.Cumpri-a em Brasilia tão logo desembarquei de volta ao Brasil e passei às mãos do Presidente por obra e graça de um amigo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário