Deu no blog do Sindieventos

Prédio do antigo Hotel Esplanada pode ser desapropriado e vendido ao setor privado

O governador Cid Gomes parece impaciente com a indecisão de investidores em relação à construção de novos hotéis em Fortaleza. Informado pelos secretários Bismarck Maia (Turismo) e Arialdo Pinho (Casa Civil) da necessidade de a capital cearense abrigar pelo menos dois novos meios de hospedagens, Cid Gomes deixou claro que vai interferir pessoalmente nessa área por causa da carência de leitos na cidade em relação à Copa de 2014.
Uma posição firme do governador foi divulgada ontem pelo jornalista Jocélio Leal, editor da Coluna Vertical S/A, do jornal O POVO. Segundo ele, Cid Gomes está atento as questões legais que envolvem a dívida do Grupo Dorisol com o Banco do Nordeste (BNB), estimada em R$ 30 milhões. Segundo afirmou o colunista, "caso não surja uma solução, Cid Gomes vai desapropriar para depois vender ao setor privado".
O Hotel Esplanada pertenceu a família do ex-governador Tasso Jereissati. Foi negociado em 2005 com o Grupo português Doriol, que apenas iniciou uma reforma. O representante da família Jereissati na época era o empresário Nelson Otoch, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE). O prédio está apenas com o esqueleto dos 18 andares e enfrenta corrosão pela maresia ao longo do tempo. O Esplanada foi a principal referência hoteleira de Fortaleza (único hotel cinco estrelas da época) e está localizado em uma das áreas mais nobres da Avenida Beira Mar.

Penso eu - O buraco do hotel com o BNB é da ordem de R$40 milhões. Quem comprar o esqueleto vai ter que comprar também a dívida com o Banco do Nordeste. Quem for fundo nisso aí vai encontrar cada pedreira que dificilmente terá um corajoso para meter a mão no bolso e encarar o dito cujo. O Governo, desapropriando o Hotel, apagará a dívida com o Banco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário