Corrupção - Prefeito de Ibaretama vai depor 2a feira no MP

Está marcado para a manhã da próxima segunda-feira, 6 de junho, em Fortaleza, o depoimento do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Morais, no Ministério Público do Estado. Ele será ouvido pelos promotores de Justiça da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

O Comando de Operações da Polícia Militar (Copom), de Quixadá, divulgou ontem os nomes de servidores e políticos de Ibaretama, presos em Operação da Polícia Federal (PF), realizada naquela cidade, na última terça-feira. A “Operação Inselberg”, iniciada em outubro do ano passado, cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão.

As pessoas citadas são acusadas de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, licitações fraudulentas, com desvio de dinheiro público, peculato e empréstimos consignáveis, com comprometimento de salários de servidores. A ação resultou no desmonte do esquema de fraudes em licitações para obras públicas e contratação de “assessores fantasmas”. Após a prisão, os acusados foram conduzidos para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza.

Máfia
O nome do secretário de Obras, Raimundo Rodrigues Filho, foi confirmado pelo relatório da PM. Raimundo Rodrigues é irmão do atual prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Morais. Outro secretário preso pela Polícia Federal foi Júnior Maná, que respondia pela pasta de Finanças do município. No documento apresentado pela PM, também foram confirmadas as prisões dos vereadores José Maria Cunha, vulgo “Bebé”; Francisco Oliveira Filho, Daniel Sousa Lopes e Francisco Carleano de Almeida.

O relatório do Comando de Operações da Polícia Militar ainda registra os nomes do coordenador do programa Bolsa Família, em Ibaretama, Francisco Eudes Torres da Silva; de uma funcionária do Setor Pessoal, identificada apenas como “Márcia”, e de outro irmão do prefeito, conhecido como “Elitinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário