Convivência com o Semi-Árido é destaque do UFC TV

Um projeto de extensão que a Universidade Federal do Ceará vem desenvolvendo em municípios do Interior cearense para que a população aproveite melhor as potencialidades do Semi-Árido nordestino é um dos destaques do programa UFC TV de domingo (5), exibido pela TV Ceará, canal 5. Problemas como o clima seco e a falta d’água são históricos na região, mas existem alternativas viáveis, desenvolvidas por pesquisadores da UFC, para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.

A edição mostrará também que, apesar de ser lei o ensino de história e cultura afro-brasileira nas séries de educação básica, ainda é um desafio fazer com que o assunto chegue às salas de aula. O programa mostrará a experiência de um município cearense que conseguiu colocar a legislação em prática e como a UFC está contribuindo para esse processo.

No campo da atenção à saúde, o UFC TV conversou com o médico Carlos “Cabeto” Roberto Martins Rodrigues, que explica que em outubro começa a funcionar a primeira etapa do Centro de Referência de Pesquisa, Assistência e Diagnóstico de Doenças Cardiovasculares. O novo espaço está sendo construído no Campus de Porangabuçu e deve ajudar a zerar o déficit de atendimento cardiovascular no estado, que hoje ultrapassa a faixa de 5 mil pacientes.

O programa também apresenta a forma como foi comemorado na UFC, no final de maio, o Dia Internacional do Brincar. No Campus do Pici, o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) preparou um grande evento que recebeu mais de mil crianças.

Em outra reportagem, exibe a primeira reportagem da série que comemora os 50 anos de fundação do Museu de Arte da UFC, que guarda parte da memória das artes plásticas cearenses. O espectador voltará no tempo para conhecer os preparativos para a instalação do equipamento.

O UFC TV é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e exibido pela TV Ceará, canal 5, em dois horários: aos domingos, às 12h30min, e às terças-feiras, às 19h.

Penso eu - Guto Benevides sabe como capitalizar as boas idéias, abrigando a UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário