Conferência réune autoridades em Saboeiro para falar de saúde


A quarta Conferência Municipal de Saúde de Saboeiro reuniu, naquele município, o prefeito, Marcondes Ferraz; o secretário e o subsecretário de Saúde, Rondinelle Alves do Carmo e Francisco Edson dos Santos Leite, além de representantes da 18ª CRES, e a o acessor em Saúde Pública, Alberto Malta Júnior.

Também participaram do encontro a secretária de Saúde de Assaré, Ana Paula David. Na platéia, que lotou o Ginásio Padre Slag, funcionários ligados à Secretaria de Saúde do Município, além de representantes de Igrejas, Associações, Sindicatos, Conselhos, agentes de Endemias, agentes comunitários de Saúde, agentes do Pró-Cidadania e Vigilância Sanitária.

Do encontro saíram propostas para melhoria dos serviços do SUS no município e foram eleitos quatro delegados para a Conferência Estadual de Saúde. A plenária final apresentou as propostas aprovadas nos grupos.

No encontro, quatro grupos apresentaram propostas. O grupo 01 (Participação da Comunidade e Controle Social) lembrou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais de saúde; também propôs a capacitação para os conselheiros para a comunidade e lembrou o conhecimento de todos os membros do conselho.

Também foram propostos pelo grupo o fortalecimento e a participação da comunidade nas pré – conferências municipais de saúde. Sediar um fórum micro-regional de conselheiros para ano no município; criar uma ouvidoria voltada para a saúde; garantir no plano municipal de saúde realização das ações do CMS também foram pontos defendidos por este primeiro grupo.

O segundo grupo apresentou propostas, como a criação de um curso de gerenciamento de recursos hídricos para as famílias beneficiadas com as cisternas de placa; a ampliação das construções das cisternas de placas nas comunidades. Propostas voltadas para a situação dos agentes comunitários de Saúde ainda foram discutidas. Na abordagem, questões como o incentivo mensal, o piso salarial da categoria e o curso de capacitação dos agentes. O terceiro e quarto grupos falaram sobre a conscientização e a promoção da saúde do município e sobre a intensificação das ações de combate à dengue.

Para o Prefeito, Marcondes Ferraz, a conferência teve um significado muito importante. “É a demonstração de que fazemos parte da Administração. Na realidade, nós temos que pedir a Deus que nos ajude, nessa parceria com o Governo do Estado”, disse ele. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário