Coluna do Claudio Humberto no Jornal O Estado


Conversa pra boi dormir
Na verdade fico em dúvida se é o tempo que nos faz acumular histórias ou se o mundo está assim mesmo. Leio nos jornais, apreensivo, a insistência com que a eficiência policial cearense apreende drogas e mercadorias contrabandeadas na região sul do Estado, no chamado Cariri Cearense. A última vez, semana passada, foram 600 quilos de maconha, liberada...quer dizer...mas nem tanto. O deputado Ely Aguiar, filho do Crato,desde o primeiro minuto de seu primeiro mandato, pede um Batalhão de Fronteira para a região dele. Evitaria o atrevimento do traficante entrando no Ceará com desembaraço assustador. Isso tudo junto, porém, fez o repórter lembrar um fato antigo. Havia um moço em Massapê, com ramificações sobralenses, chamado Cego Antenor. Analfabeto mas brilhante em inteligência. Antenor, que tinha um olho são, era um rei. Conta a história que o mercado precisava de pilhas. Antenor tinha contatos com fabricantes de pilhas na Amazônia. O diabo é que Antenor não era chegado a pagar esse negócio de imposto, não. Então agiu. Mandou um caminhão de pilhas velhas, em desuso, descartadas pela fábrica entrar no Ceará por Tianguá. E mandou um dos seus denunciar o carregamento ao Fisco estadual. Montaram o cerco. Um festival. Prenderam as pilhas do Antenor. Enquanto isso, outros três caminhões de pilhas boas entravam por um desvio em Poranga e seguiam para Massapê, sede das arrumações. Esse negócio de drogas apreendidas no Cariri não teriam algo em comum com as cenas do Cego Antenor?

A frase: “Em terra de cego, quem tem um olho é...caolho”. Atualizando os adágios.

Confirmado (Nota da foto)
Paulo Mota foi confirmado pelo novo presidente do BNB à frente do departamento de divulgação do banco a que, pomposamente chamam de Ambiente de Comunicação Social.

Portal do Cariri
A Polícia Federal em Juazeiro do norte apreendeu 8,4 quilos de cocaína na cidade de Caririaçu. A droga estava armazenada em tijolos, na residência do homem identificado pelas iniciais JGM.

Direitos. E os deveres?
O Ministério Público Federal no Ceará e a Assembléia Legislativa do Ceará promoverão hoje uma audiência pública sobre o tema “Copa 2014 – Impactos das obras e os Direitos Fundamentais das Comunidades Afetadas – Direito à moradia”.

Esfregando as mãos
O Prefeito Veveu, de Sobral, anda rindo pras paredes. Comemora o que dá como fato irreversível o porto seco na terra dele.

Comemora
-Olhe, disse pra coluna, ficou tudo amarrado pelo Governador Cid Gomes e o porto seco é uma realidade em pleno andamento.

Justificativa
Veveu justifica o benefício lembrando a produção e exportação de calçados, as rosas da Serra Grande, e vários outros produtos, incluindo aí Pará e Maranhão. Os benefícios serão muitos,diz.

Vai ser papai
O novo presidente do BNB, Jurandir vai ser papai esta semana. Comemora na nova cadeira a chegada do Pedro.

Nem um nem outro
Rangel Cavalcante assegura que nem Abraão Lincoln foi lenhador nem Lula foi metalúrgico.

Vieira nosso irmão
Autor de O Jumento Nosso Irmão, o Padre Antonio Vieira teria feito aniversário no último dia 14 de junho. Escritor, literato, latinista e cultor da língua pátria, foi deputado federal.

Inteligente
Como era muito inteligente foi cassado pela Redentora como comunista. Pra lembrar sua vida pródiga, Várzea Alegre, terra natal do Pe.Vieira vai fazer um museu de suas memórias.

Instigador
Padre Vieira, de cujas histórias conto algumas, fez de mim, no distante 1962, sócio do Clube Mundial dos Jumentos. Honorário.

Puxadinho
Comissão de deputados visitou ontem, em Angicos, no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural. Nossa gente quer um puxadinho da Ufensa para Morada Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário