Coluna do blog


Não se aplaude o intervalo
Estudante de colégio comandado por padre, pude ver matérias que iam da religião aos trabalhos manuais. Passando pela música. Aprendi que não se deve aplaudir uma ópera, uma sinfonia que seja, antes de seu final. Nos intervalos, entre os andantes e os alegros, ouve-se com respeito e em silêncio, as madeiras, os metais, as cordas, acompanhando o ritmo e a voz das notas. Tome como exemplo Tchaikovsky,com sua música dramática, cheia de dores, esperanças, desesperos. Para ser pontual: ouçamos sua IV Sinfonia, uma peleja entre naipes instrumentais que revelam as angústias, os incômodos, os desconfortos, as frustrações do menino que começou a tocar aos quatro anos e morreu aos 53, de cólera na Rússia de mil oitocentos e tantos. Seria um atrevimento transportar exemplos como o do maravilhoso autor de seis sinfonias e sei lá quantas canções para o universo da política. Mas de atrevimentos vivem os jornalistas. Há quem insista em comparações e isso é feito aqui em casa, nas casas alheias até mesmo na presidência. Até aqui, pelo que aprendi, não é hora do aplauso. Nem de dizer que o maestro está dando andamento errado à ópera, ou que os músicos estão desafinando aqui e ali. Prefiro esperar o fim do espetáculo para emitir opinião com aplauso ou com o silencio sepulcral e sua eloqüência. Não espero de nenhum deles, postos à crítica, a eloqüência de um surdo como Beethoven ou de um Tchaikovsky, mas gostaria de poder levantar entre um segmento e outro e, maleducadamente aplaudir nos intervalos.

A frase: “Bulling quer dizer...tirando sarro dos outros ou mangofa”. Tradução do locutor Paulo Oliveira, a melhor até agora.


Fome, miséria e direitos humanos (Nota da foto)
Em setembro, Dilma pretende ir à reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Washington, nos Estados Unidos. Em pauta, a presidente deve destacar as ações de combate à fome e erradicação à miséria, assim como a defesa dos direitos humanos.

Bismark adianta
Com inauguração prevista para agosto, o novo aeroporto de Aracati já vai ganhar um up grade. A pista será ampliada em mais 600 metros, anuncia o Secretário de Turismo.

Baita pista
Aracati passará a ter a segunda maior pista de pouso do Ceará, podendo receber aviões de grande porte. Ganha o turismo do litoral Leste, de Canoa Quebrada a Aquiraz.

Peraí!
Pra ser politicamente correto tão cobrando que sovaco de aleijado seja agora axila de deficiente motor.

Viva Gullar!
A exposição sobre Ferreira Gullar "8 & 80" vai ser itinerante pelo Brasil no segundo semestre. Começará por São Paulo. No Rio, a exposição reuniu 50 mil pessoas no MNBA.

E aqui?
Ainda sem data marcada para passar por Fortaleza, sonho em ver o José Ferreira, que viria junto, dar um abraço na irmã dele que mora aqui e é minha Tia Concita.

Aliás...
Sabe de quem é a letra de Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa Lobos? Do José Ribamar Ferreira, o Gullar de todos nós.

Na GAP
Edmundo, o Animal, preso semana passada por homicídio culposo e solto no mesmo dia, estava ontem, por volta de 13h, na 5ª Avenida, em Nova York. Fazia comprinhas na Gap.

Alô Ferreira Aragão
A coluna sugere ao brilhante deputado a criação do Dia da Dedada, ou o Dia de Combate ao Câncer de Próstata. Que tal?

Pacto pela Vida
Aproveitando que domingo (26) é o Dia Mundial de Combate às Drogas, a Assembleia Legislativa do Ceará veiculará na mídia a campanha “Pacto pela Vida: Juntos contra as Drogas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário