Coluna do blog

Quanto vale a saúde do povo?
Estive no Cariri. Passei dos dias curtindo o carinho do povo, matando a saudade dos amigos, escutando histórias que poucos ouvem. E vi, com esses olhos que a terra não comerá (serei cremado) como um problema grave pode ser resolvido, dependendo apenas de uma canetada de Governo, se o Governo quiser canetar. Um dia, ouvi Ciro Gomes, governador, dizer que havia saneado Juazeiro do Norte. Duvidei. Imaginei que era mais um leriado de política. Não era. Ciro saneou, não todo, mas grande parte de Juazeiro do Norte, centenária e suja. Suja, saneada? Simples, o esgoto passa na porta mas o povo não liga a tubulação a uma distancia de 50 centímetros para não pagar pelo serviço à Cagece que gerencia águas e esgotos em Juazeiro. E os esgotos desafiam a céu aberto a estética, a saúde, o respeito a si próprio e ao vizinho da rua, do quarteirão. Não satisfeito por ver, ouvi de colegas jornalistas, e até do Prefeito que era isso mesmo: o povo prefere correr risco de adoecer a pagar pelos coletores de águas servidas da Cagece. Fosse só água servida, nem tanto, mas tem rua que é cocô mesmo que ganha o meio do mundo. Pronto; aí está o problema. E a solução? Juro que andei pensando assim: Se o Governo bancar a Cagece por cinco anos para recolher as águas sem cobrar pelo esgoto e a Prefeitura fizer as ligações que não custam mais de cinco reais cada uma (manilha e mão de obra) serão economizados milhões de reais para cuidar da saúde da cidade. Isso será possível?

A frase: “Tem quem prefira fazer uma cacimba pra recolher dejetos caseiros a pagar a Cagece”. Manuel Santana, prefeito de Juazeiro do Norte para a Coluna.


Lamento (Nota da Foto)
Emissoras de televisão que foram para Barbalha fazer a chegada do pau da bandeira de Santo Antonio ficaram frustrados.O que durante anos foi uma coisa pontual, apesar de bêbada, este ano extrapolou. Bêbada de atrasada. O pau chegou à cidade às 10 da noite comprometendo cobertura ao vivo da televisão.

Que horror!
Uma pessoa, por dia, morre de Aids em Fortaleza.O Hospital São José acolhe 300 desses mortos.

Cuide-se Dilma
Ninguém quer ajudar ninguém. Aliado político passa por emprego e benesses. Ou dá, ou desce.

Mata saudades
O Embaixador Paes de Andrade está em Fortaleza, cuidando das saudades dos amigos.

Na Fábrica de Negócios
Jovens arquitetos latino-americanos reúnem-se em Fortaleza de 8 a 10 deste mês.Cuidam da vida futura.

Herói popular
Dois bandidos assaltaram passageiros de um ônibus. Vítima atirou. Matou os dois. Os outros aplaudiram.

Nada de espetáculo
Sem alarde, com um mandado, a PF fez busca e apreensão no escritório do irmão de um importante senador.

Ação inédita
A PF entrou no prédio do Ministério da Justiça para prender um funcionário do alto escalão.No mocó.

Democratas veem Ciro como saída
A fusão entre DEM, PPS e PSDB continua sendo ventilada, mas os democratas buscam outra alternativa para não terem de se juntar aos tucanos.

Olho em 2014
Já houve conversas com Ciro Gomes, que não está confortável no PSB e planeja criar o PS. A meta seria a disputa presidencial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário