Ciro Gomes defende redução da Câmara dos Deputados pela metade

O ex-deputado federal reforçou as críticas aos trabalhos do Congresso. "Chega a ser uma crise institucional crônica."
Por: Márcio Dornelles do site cearaagora.com

O ex-deputado federal Ciro Gomes defendeu, nesta quinta-feira (17), a redução da Câmara dos Deputados pela metade, para melhorar os trabalhos e agilizar o andamento de projetos, que estão acumulados. O socialista acredita que o Parlamento vive uma "crise institucional crônica".

"Tinha uma série de projetos para apresentar e fui ver a tramitação. Simplesmente desisti e guardei todos para outra ocasião. A Câmara está com 20 mil proposituras pendentes de deliberação e consegue deliberar duas por semana. Se não entrar nenhum projeto e não houver agenda do Executivo, o Congresso se desvencilharia disso em 10 mil semanas. Isso é ridículo. Chega a ser uma crise institucional crônica", disse.

Quando deputado, Ciro assinou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria de Clodovil Hernandes, para reduzir à metade o número de deputados federais. "Diminuir o tamanho da Câmara, por exemplo, seria uma coisa importante. Estaria de excelente tamanho o Parlamento brasileiro com 200 e poucos deputados. Funcionaria muito melhor."

Para o ex-ministro da Integração do governo Lula, a ligação entre o PT e o PMDB foi prejudicial à Câmara. "O Congresso Federal é santuário da democracia. O que nós estamos falando é de um momento atual da Câmara que é fruto dessa coalização PT-PMDB, que provocou uma seleção às avessas. Quanto menos séria, quanto menos capaz, quanto menos experiente, mais prevalência na atual conjuntura no Congresso Nacional, que foi meu azar", comentou.

Histórico

A insatisfação de Ciro Gomes com a Câmara dos Deputados, sua antiga Casa, não é de hoje. Em dezembro de 2009, durante legislatura, o socialista ministrou uma palestra no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza, e disse que queria ir embora ontem. "A sessão padrão da Câmara Federal são nove horas de conversa fragmentária, todas bem intencionadas, diria, quase todas; todas ligadas à vida do povo, diria, quase todas, mas absolutamente fragmentárias. É uma coisa chocante. Eu não aguento mais."

Luzes

Desaparecido da cena pública desde 2010, sobretudo a partir das eleições, Ciro Gomes voltou aos noticiários e com sua tradicional postura crítica. Em 30 de maio, participou do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas na Assembleia Legislativa, e na última quinta-feira (16) compareceu ao Fórum Clóvis Beviláqua para audiência sobre processo que move contra o ex-governador Lúcio Alcântara. Atendeu aos jornalistas com paciência. A soma das entrevistas alcança 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário