Cirilo Pimenta destaca importância do Pecnordeste para o Estado

O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (09/06), que será realizada entre os dias 13 e 16 deste mês, no Centro de Convenções do Ceará, o Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste) 2011. De acordo com ele, o evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará), chega à sua 15ª edição.

Segundo Cirilo Pimenta, foi através da movimentação gerada em função de eventos como o Pecnordeste que houve melhorias na área da agropecuária no Ceará. “Por isso é importante a participação de todos aqueles que atuam na área de agricultura e pecuária, como prefeitos, secretários de agricultura, técnicos e agrônomos”, disse, acrescentando que, no encontro, serão debatidos vários temas relacionados ao setor.

Conforme ele, na década de 1950, houve uma grande seca no Estado do Ceará. “À época, muitas famílias estavam preocupadas com o que poderia acontecer com a população de alguns municípios”, disse, acrescentando que, anos depois, a cultura do algodão passou a sustentar a economia do Estado. “Mas houve sua queda, em função do bicudo”, comentou.

Cirilo lembrou, ainda, que houve um “desmantelamento da economia do Ceará com o crescimento industrial em São Paulo”. Segundo ele, muitos cearenses migraram para o sul do País em busca de melhorias. “Devido à situação, entidades cearenses começaram a se mobilizar para encontrar os caminhos alternativos de incentivo à economia cearense”.

O tucano lembrou que o Pecnordeste fez com que fossem debatidos temas como a apicultura, a criação do camarão, a ovinocaprinocultura, a psicultura, a avicultura e “uma iniciativa importante na sustentação de famílias, que é a produção de leite”. No entanto, o deputado frisou que o setor precisa trabalhar com mais base científica e organização para que haja um crescimento mais equilibrado do Ceará e do Nordeste.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que o projeto Pingo D’água, que teve início quando Cirilo era prefeito de Quixeramobim, “mostrou que não é preciso grandes recursos para incentivar a agropecuária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário