Ceará terá mais 5 Cozinhas Comunitárias

Cidades que receberão novos equipamentos de segurança alimentar - Cascavel, Russas, Acopiara, Canindé e Quixadá - foram selecionadas por edital público do MDS

Para ampliar a oferta de refeições adequadas a preços acessíveis à população de baixa renda, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai apoiar a construção de mais cinco Cozinhas Comunitárias no Ceará, onde já existem 22 em funcionamento. As novas unidades serão criadas em Cascavel, Russas, Acopiara, Canindé e Quixadá. Os municípios foram selecionados por edital público do MDS, que aprovou 27 propostas de cozinhas em todo o País. Para essa ação, o ministério investe R$ 14,6 milhões.

Cada município receberá R$ 450 mil. O financiamento servirá para a construção do prédio, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios, além de atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto aos beneficiários do Cadastro Único (base de dados usada pelos programas sociais do Governo Federal). A gestão e a administração serão de responsabilidade das prefeituras.

A previsão é de que as novas unidades estejam em funcionamento no fim do próximo ano. “O prazo estimado é de cerca de 18 meses, considerando o repasse do recurso, a elaboração do projeto, a licitação e a execução das obras, a aquisição e a instalação dos equipamentos”, explica o diretor substituto da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Antônio Leopoldo.

Os critérios de pontuação da seleção priorizaram a abertura dos equipamentos em áreas com maior concentração de população em situação de pobreza extrema, em municípios inseridos nos projetos Praças do PAC e Creches ProInfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As Cozinhas Comunitárias são equipamentos públicos de alimentação e nutrição. Integram a rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e visam ampliar a oferta de refeições adequadas a preços acessíveis para a população de baixa renda. As instalações apoiadas têm capacidade mínima de produção de 200 refeições diárias. Com apoio do MDS, já foram criados desde 2003, em todo o País, 412 unidades, que servem 87,5 mil refeições por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário