Campanha ‘Quem Cala, Consente’ chega à Acaraú

O município de Acaraú, localizado no litoral oeste do Estado, vai sediar o II Seminário Regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 21 de junho (terça-feira), às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes.

“No início do mês realizamos o primeiro seminário em Itapipoca na certeza de que se ao menos uma criança ou adolescente deixar de sofrer abuso ou exploração sexual neste Estado ou um agressor for denunciado, a nossa mobilização já terá atingido o seu objetivo”, explica a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose, informando que enquanto houver meninos e meninas tendo a infância destruída, a sociedade e o poder público precisam manter a mobilização e lutar para a punição do agressor e a recuperação da vida das vítimas.

Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com o advogado Dr. Bruno Marques, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

Os municípios participantes do II Seminário Regional, além de Acaraú, são Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis.

Encontros

O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio, na Assembléia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

Seminário Regional em Acaraú
Dia: 21 de junho (terça-feira)
Horário: 13 horas
Local: Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes
Avenida João Jaime, S/N – Bairro Getúlio Vargas - Acaraú – Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário