Acaraú recebe seminário contra violência sexual


O seminário foi realizado na cidade de Acaraú. Foto - Edson Júnior Pio
O município de Acaraú, no Litoral Oeste do Ceará, foi sede do II Seminário Regional da campanha “Quem cala, consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime”, nesta terça-feira (21/06). A presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP), ressaltou a importância de uma mobilização permanente da sociedade contra a violência sexual.
Segundo a deputada, a campanha tem como meta mobilizar gestores, pais, conselheiros tutelares, educadores e estudantes para criar uma rede de proteção para crianças e adolescentes. De acordo com ela, após cada seminário serão criados grupos de trabalho para analisar o funcionamento dos órgãos de proteção e formular ações, de acordo com a realidade de cada região.
A escritora Helena Damasceno foi a primeira palestrante do seminário, que falou sobre sequelas das vítimas de violência sexual e enfatizou a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar. Ela também destacou que a maioria dos casos acontece dentro de casa.
A advogada Bruna Fontenele falou sobre a legislação que trata da violência sexual contra crianças e adolescentes e a função dos órgãos de proteção. Ela afirmou que as vítimas devem procurar pessoas de confiança, como médicos, professores ou conselheiro tutelares que possam levar o caso ao Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário