Desembargador Teodoro agraciado com o Brasão Centenário Legislativo


O desembargador juazeirense Teodoro Silva Santos foi agraciado na noite de ontem com o Brasão Centenário Legislativo de Juazeiro do Norte, comenda outorgada pelo Poder Legislativo do município. O ato foi em conformidade com a Resolução n.º 552/2011, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Juazeiro e por ser o homenageado um dos maiores defensores do Padre Cícero Romão Batista. A solenidade aconteceu na basílica menor de Nossa Senhora das Dores, com uma missa presidida pelo bispo diocesano D. Fernando Panico, auxiliado por vários padres.
A saudação ao homenageado foi feita pelo ex-governador Adauto Bezerra que, em poucas palavras, traçou o perfil e a luta do novo desembargador, filho da cidade de Juazeiro do Norte. Com suas palavras eloquentes, chegou a comover o desembargador Teodoro que não conteve a emoção e chorou. “A história desse rapaz é uma das mais bonitas que conheço em minha vida e daria um bom livro”, disse Adauto Bezerra, ressaltando que “filho de pais pobres, 18 irmãos, nunca abandonou os estudos. Foi policial militar, promotor, juiz e agora desembargador do nosso estado. Além do mais, seu irmão Silva Santos, o seguiu nos estudos e hoje é juiz no Ceará”.
O ex-governador que veio especialmente para prestigiar o evento, estava acompanhado do juiz do Superior Tribunal de Justiça - STJ Haroldo Rodrigues e do desembargador Haroldo de Oliveira Máximo, além de vários juízes e promotores de justiça. Segundo Adauto Bezerra, “eu jamais deixaria de vir a um evento de tamanha magnitude em minha cidade. Presenciei a luta de D. Alaíde Silva Santos, mãe de Teodoro, que acordava às quatro hora da madrugada para ir ao mercado público, trabalhar para conseguir o sustento dos filhos. Essa heroína fez de tudo, educou os filhos como pode e hoje tem um desembargador e um juiz na família”.
HUMILDADE
O Ato de nomeação do desembargador Teodoro Silva Santos foi feito pelo governador Cid Gomes no dia 14 de abril deste ano para assumir a vaga destinada ao quinto constitucional do Ministério Público Estadual, a última das 16 vagas de desembargador criadas em 2009. Ao todo, o Tribunal de Justiça do Ceará - TJCE tem 43 desembargadores. Teodoro Silva Santos tem 53 anos. Natural de em Juazeiro do Norte, formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza em 1987. É também especialista em Processo Penal, além de especialista e mestre em Direito Constitucional. Foi Promotor de Justiça durante 17 anos e, em seguida, procurador de Justiça. É professor da Escola Superior do Ministério Público e do curso de Direito da Unifor. Sua posse se deu no dia 24 de março, data de aniversário de nascimento de padre Cícero.
Como integrante do Ministério Público Estadual foi por 13 anos coordenador do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal. Nesse período desenvolveu ações de grande repercussão com a descoberta de quadrilhas especializadas em práticas de crimes contra a ordem tributária. Ao falar de sua história de vida, da sua infância em Juazeiro do Norte, da fé no Padre Cícero, da sua trajetória profissional, da nova missão que acaba de receber, Teodoro deica aos seus conterrâneos, especialmente a mãe Alaíde Silva Santos, que vive em Juazeiro, ao filho Mateus, a esposa Anamaysa e ao irmão Raimundo Nonato, a sua mais importante conquista profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário