Um Seneca com 7 a bordo fica dificil de voar


O avião que caiu em Manaus, matando sete pessoas que estavam a bordo, é um modelo Seneca, da Embraer, geralmente com dois pilotos e lugares para quatro passageiros, mas homologado para até cinco, conforme registra a ANAC. Então, a aeronave levava cinco passageiros e mais piloto e co-piloto. Na verdade, contam aeronautas com larga experiencia de voo, que um Seneca, tendo uma pane de motor, por exemplo, ou seja, ficando mono-motor, voará muito pouco tempo e, dependendo da altura em que esteja voando poderá dar tempo a que sua tripulação consiga fazer um pouco de emergencia. Na decolagem, em Manaus, o avião teria desviado para a direita e caido de bico. As condições do tempo para voo eram boas e não se tem até agora uma certeza do que aconteceu para transformar a decolagem do Seneca em desastre mortal. A grande verdade é que o locutor que vos fala, não embarcará, a não ser por extrema necessidade em um avião Seneca com mais seis pessoas, incluindo aí a tripulação. O laudo pericial da queda do Seneca prefixo PT-EFS é que dirá o que contribuiu ou determinou o acidente.
O JOrnal A Crítica, de Manaus registra assim o desastre:

Uma aeronave bimotor, modelo Seneca, prefixo PT-EFS, da empresa Amazonaves Táxi Aereo caiu minutos após a decolagem, na tarde desta quinta-feira (21), na pista do aeroporto internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

De acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência entre as vítimas fatais estão três homens, três mulheres, uma criança e o cachorro "Pimpolho".

O proprietário da Amazonaves, Antônio Picão Neto, 50, foi uma das vítimas, juntamente com a esposa, Luciana Fernandes Picão, 42; o filho Matheus Henrique Picão, 12; além de uma funcionária da empresa, Janilça Oliveira Nascimento, 35; a amiga Kelly Cidrônio.

O piloto dao avião, identificado como Waldeir Alencar da Silva, o "Mineirinho", e o pedreiro Magno Souza, também estão entre as vítimas fatais.

A aeronave tinha como destino o município de Santarém (PA).

O Seneca modelo EMB - 810 C, pesava 2.073 quilos, e tinha capacidade para cinco pessoas. A aeronave estava regular com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A chegada e saída de voos no aeroporto internacional Eduardo Gomes foi suspensa por alguns instantes, sendo liberada por volta das 15h30.

Testemunho
Relatos de aeronautas, que se encontravam no aeroporto, no momento do acidente, dão conta de que a aeronave levantou voo às 14h51, mas não chegou a atingir a altura de 100 metros, caindo às 14h52.

"Talvez o vento tenha contribuído de alguma forma para a queda do avião, pois a velocidade marcada na torre, naquele momento era de 4 nós, e não oferece riscos. A partir de 6 nós a velocidade do vento oeferece perigo", salienta o aeronauta, que pediu o sigilo constitucional da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário