Segundo dia de Fórum na AL discute os rumos da “classe média”

O Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) segue nesta terça-feira (19), no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a partir das 15h30. O evento deste mês – promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) – tem como tema “Ideias para o Crescimento Econômico com Equidade Social”. Esta edição conta com a parceria entre a Assembleia Legislativa, o Curso de Pós-Graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

“Ascensão e Sustentabilidade da Nova Classe Média”, com o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e coordenador do Instituto Cultiva, Ruda Ricci, é a primeira palestra do segundo dia de FIP, às 15h30. Às 19 horas, haverá a conferência com o tema “Classe Média ou Nova Classe Social? Interpretando os Dilemas de Ascensão Social no Brasil”, com o professor da universidade de Juiz de Fora (MG), Jessé de Souza. Em seguida, será lançado o livro de sua autoria, “Os Batalhadores Brasileiros”.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo em fevereiro deste ano, Jessé de Souza afirmou que é um erro falar em nova classe média no Brasil. “Não nego que houve uma efetiva ascensão social de 30 milhões de brasileiros. O que questiono é a leitura dessa classe como uma classe média” disse. Esse grupo que conquistou um novo espaço na pirâmide social representa pouco mais de 50% da população, (95 milhões de brasileiros) que possuem renda familiar mensal que varia entre R$ 1.500 e R$ 5.000. O pesquisador explica que a classe média se caracteriza não só pela renda, mas também pelo acesso privilegiado ao capital cultural. Ou seja, são pessoas que tiveram a oportunidade de estudar em boas escolas, têm plano de saúde, aprendem novos idiomas.



INSCRIÇÕES

As inscrições para participar do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: www.al.ce.gov.br.



FIP

Promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas discute em profundidade, a cada mês, temas de interesse da sociedade. Em sua primeira edição, em março, o tema foi “Vida, Mobilidade e Felicidade Urbana” – que teve em sua abertura o antropólogo Roberto DaMatta.



PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (19)

15h30 - Ascensão e Sustentabilidade da Nova Classe Média
Expositor: Ruda Ricci – Professor da PUC de Minas e Coordenador do Instituto Cultiva


19h - Classe Média ou Nova Classe Social? Interpretando os Dilemas de Ascensão Social no Brasil
Conferencista: Jessé de Souza – Professor da Universidade de Juiz de Fora
21h - Lançamento do livro: “Os Batalhadores Brasileiros”

Nenhum comentário:

Postar um comentário