Roberto Mesquita afirma que Fecop está sendo usado para fins eleitoreiros

A má utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) foi trazida novamente à Tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Roberto Mesquita (PV). De acordo com ele, o fundo está sendo utilizado para fins eleitoreiros, tendo a maior parte dos recursos investidos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário para projetos como construção de cisternas e liberação de tratores. Estas ações, assegurou Mesquita, são ineficazes para combater a pobreza, principal objetivo do projeto.

O deputado apresentou índices mostrando que, somente em 2010, mais de R$ 104 milhões do Fecop foram destinados à SDA. “Por coincidência o titular da secretaria foi o deputado estadual mais votado nas últimas eleições”, argumentou Roberto reforçando os indícios de utilização do Fundo para fins eleitoreiros. Roberto lembrou que em 2003, quando o Fecop foi criado através de mensagem enviada à Assembleia pelo então Governador Lúcio Alcântara, o deputado na época Ivo Gomes, hoje chefe de Gabinete do irmão Cid Gomes, foi um dos maiores opositores da proposta, justamente por causa deste risco.

O parlamentar convidou os colegas a rediscutir o Fecop, pois ele está sendo ineficiente para combater os 52% de pobreza e os 12% de extrema indigência ainda registrados no Ceará. “Apesar de já ter arrecado R$ 1,3 bi desde que foi criado todos os estudos mostram que o Fecop em nada melhorou o índice de desenvolvimento dos municípios”, alertou o deputado.

Mesquita encerrou sua fala dizendo que cabe aos deputados que ora representam os cearenses discutir esta e outras questões, de modo a encontrar maneiras de tornar mais justa a distribuição de renda no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário