Raimundão critica interferencia de tribunais nas eleições

“Reforma política deve dar estabilidade às eleições”.
Ao criticar a interferência dos tribunais nas regras eleitorais, o deputado Raimundão (PMDB-CE) cobrou a aprovação de uma reforma política eficiente e que dê estabilidade às eleições. “Não é possível que, passados seis meses das eleições, ainda se discuta quem foram os vitoriosos. Não podemos ficar à mercê de leis que mudam a cada pleito”, criticou.
O parlamentar defendeu a fidelidade partidária, mas ressaltou que o partido também deve obedecer a determinados critérios para não inviabilizar a carreira política de seus filiados. “A fidelidade não deve ser usada para travar a atuação dos eleitos diante de ameaças da cassação de seus mandatos”, disse. Ele declarou-se também favorável ao financiamento público de campanha.
Por outro lado, Raimundão criticou o voto em lista, que considera antidemocrático. “Tal iniciativa deixaria o eleitor sem a condição de escolher o candidato que está na sua consciência, já que os potencialmente eleitos seriam os indicados pelos comandos partidários”, avaliou.
O melhor sistema, na sua opinião, é o distrital, em que o estado é dividido em diversas circunscrições eleitorais, cada uma elegendo um representante. Com o voto distrital, argumentou, ficará assegurada maior aproximação entre os eleitores e os candidatos; a fiscalização será permanente; e os eleitos estarão cada vez mais comprometidos com as questões de seus distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário