Padre João Batista recebe Prêmio Betinho – Atitude Cidadã


Escrito por Francisco Edilson Silva
Padre João Batista Frota é o idealizador do Projeto Cabra Nossa de Cada Dia. Acontecerá no dia 12 de abril, às 9 h, na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, zona Norte do Ceará, solenidade de entrega do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, edição 2010, ao padre João Batista Frota em reconhecimento ao projeto Cabra Nossa de Cada Dia, que, desde 1993, já beneficiou mais de mil crianças, mais de 600 famílias carentes em 16 comunidades rurais.

Ao longo de todos esses anos, o Projeto tem se tornado referência nacional para outros projetos e é considerado pelo governo do Estado e do Município com modelo de projeto sustentável na região semiárida com forma de crescimento social.

Trata-se de uma iniciativa pioneira em segurança alimentar, que assegura a nutrição de famílias com o uso de leite de cabra. Idealizado pelo padre João Batista Frota, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, o Projeto tem como objetivo maior a melhoria da qualidade de vida da família toda. “É gratificante constatar que crianças ‘salvas’ com o leite de cabra ingressaram na universidade ou são pais e mães de família”, ressalta o sacerdote.

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadão é uma iniciativa do COEP e da sua Rede Mobilizadores. É uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros. O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1.100 organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12.500 participantes da Rede Mobilizadores.

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, tem como objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania; dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos encontrem sua forma de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário