Omissão de atendimento na Santa Casa de Sobral vira uma constante


A Sra. Ana Maria Pereira, residente no Bairro da Expectativa, Sobral-CE, mãe de uma criança nascida no dia 22/05/2010, levou a filha ao Centro de Saúde da Família – CSF do referente bairro, no período da manhã do dia 13/04/2011, onde segundo a sra.

Ana não havia médico, recebeu então a guia de encaminhamento para o hospital Dr. Estevam, não foi atendida, pois a segundo informaram a Unidade hospitalar de Saúde citada também não tinha médico, seguiu então para o hospital Santa Casa de (Misericórdia) de Sobral, onde a criança foi examinada e como não tinha febre foi encaminhado para casa, mesmo com a mãe alegando que sua filha estava com um cansaço muito forte e com dificuldades para respirar devido a secreção, mas como não tinha febre não foi atendida pelo médico, pois é norma do hospital (se não tem febre não é urgência e nem emergência), a mãe então foi aconselhada a procurar novamente o CSF. Retornou para casa de baixo de chuva, trazendo consigo a filha sem receber atendimento médico.

O Conselho Tutelar recebeu esta denúncia as 17:00 hs, através de uma ligação anônima para 0800,286,1307, onde relataram os fatos acima mencionados, a Conselheira Geisilha que se encontrava de sobre aviso no período noturno, acionou a educadora social Maria das Dores (Dorinha), para acompanhar a criança com sua mãe acima citadas, para a Unidade Mista no Bairro da Cohab I, Sobral-CE, onde foram prontamente atendidas, em seguida a educadora social deixou mãe e filha em casa.

Será que os hospitais estão agindo corretamente em colocar auxiliares de enfermagem para avaliar o que é urgência e emergência? a criança retornou para casa sem ser avaliada pelo medico. Um caso semelhante a este, ocorreu com um rescem-nascido em 25/02/2011, no bairro da Expectativa, onde resultou em óbito da criança, pois a criança também não tinha febre, o hospital santa casa também não considerou urgência e nem emergência. Precisa ser feito algo com urgência para acabar com tanta omissão na SAÚDE PÚBLICA.

Do blog spn

Nenhum comentário:

Postar um comentário