Montese completa 65 anos


Por Raimundo Ximenes
Neste 14 de abril, comemoram-se os 65 anos de fundação do Montese, em Fortaleza, bairro que perpetua a lembrança de memorável vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na sangrenta batalha de Montese, no dia 14 de abril de 1945, nos gelados Montes Apeninos, norte da Itália, por ocasião da II Guerra Mundial. Este feito heróico dos soldados brasileiros culminou com a derrota do poderoso exército alemão que dominava toda aquela região da Itália, definindo, assim, 26 dias depois, o fim da guerra, conflito responsável pela perda de milhões de vidas humanas, com a rendição total da Alemanha, no dia 8 de maio de 1945 – O Dia da Vitória.

Como militar do Exército, na época, hoje com meus 88 anos, mesmo não tendo combatido na linha de frente, empenhei-me no propósito de não deixar cair no esquecimento essa gloriosa conquista dos pracinhas da FEB. E foi inspirado na bravura daqueles valentes soldados, que tanta glória trouxeram para o Brasil, que, um ano depois, fincamos, aqui em Fortaleza, o marco de fundação do bairro Montese, convencionando o 14 de abril como data oficial de sua fundação.

Parece ser verdadeiro o dito popular de que o povo tem memória fraca. A verdade é que, pela magnitude do mérito, a participação do Brasil na II Guerra Mundial é pouco valorizada e até desconhecida pela maioria, até mesmo por autoridades de nosso país, quando sabemos que foram os brasileiros que fizeram o maior número de prisioneiros naquela refrega. A conquista se deu com mais de 20 mil capturados entre oficiais e praças, façanha que nenhum outro país aliado conseguiu naquele nefasto genocídio comandado pelo sanguinário Hitler, afirmação esta que faço fundamentado no que até agora foi publicado sobre a segunda Guerra Mundial.

O que nos conforta, no entanto, é que tanto as autoridades quanto os cidadãos daquela região da Itália promovem todos os anos, como prova de gratidão aos brasileiros, uma série de eventos para festejar a libertação de seu território pelos pracinhas da FEB. E, para selar esse pleito de gratidão que eles têm aos brasileiros, em 1999 foi celebrado, na Itália, um pacto de amizade entre a cidade de Montese-Itália e Forteleza-Ceará, pacto este gerenciado, atualmente, aqui pelo Instituto Montese (ONG) com sede no bairro.
Daí o nosso Montese ter a sua história e, apesar de ainda enfrentar alguns aspectos negativos, é um bairro que vem se projetando com muito destaque dentre os demais que formam a grande Fortaleza, sobretudo pelo seu vasto comércio onde de tudo se encontra, o que naturalmente contribui para a geração de emprego e de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário