Ministro desqualifica Ipea, último reduto de oposição

Num mundo em constante mutação, em que Kassabs viram governistas em pleno vôo, o governo decidiu extirpar os últimos contraditórios à disposição.

A Presidência da República resolveu desqualificar, veja você, a Presidência da República.

O ministro Gilberto Carvalho (Secretário-Geral da Presidência) enxergou “complexo de vira-lata” num estudo divulgado há quatro dias pelo Ipea.

O Ipea, como se sabe, é o órgão oficial de estudos vinculado à Secretaria de assuntos Estratégicos da Presidência.

O documento que Gilberto Carvalho fulminou trata da situação dos aeroportos brasileiros.

Informa que as obras de nove dos 14 aeroportos de cidades que sediarão jogos da Copa de 2014 não ficarão prontas a tempo.

Pois bem. O ministro Carvalho disse que o trabalho foi assinada por um pesquisador. Portanto, não representa a opinião oficial.

Em verdade, os signatários da peça são dois: Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza.

A dupla esmiuçou o relatório em entrevista convocada formalmente pelo Ipea. A coisa ocorreu na sede do instituto.

Segundo Gilberto Carvalho, o trabalho resultou de uma colagem de "recortes de jornais”. Algo que “não representa a posição do Ipea nem do governo”.

Como assim? “Estamos preocupados em realizar tudo dentro do previsto. Não há desespero nem nenhuma dúvida de que daremos conta [das obras]”.

Referiu-se aos pesquisadores como se fossem adversários políticos: "Tem gente apostando em desgraças, mas já demonstramos competência...”

“...Há certos setores da sociedade que não venceram o complexo de vira-lata de que não podemos fazer coisas bem feitas”.

Também a ministra Miriam Belchior (Planejamento) pegou em lanças contra o trabalho do Ipea:

"O estudo do Ipea tem um ponto de vista contra o qual nós temos outros dados para brigar com isso...”

“...O mais importante é o seguinte: o país inteiro está preocupado com o tema e vai se empenhar para que o Brasil tenha um excelente desempenho na Copa do Mundo".

Curiosamente, embora conteste o diagnóstico de atraso, Gilberto Carvalho disse: é provável que o cronograma das obras seja acelerado.

Ele recorda que outros países que sediaram a Copa enfrentaram problemas em grandes obras, mas conseguiram realizar os eventos.

Ora, por que acelerar o que caminha bem? Por que comparar o Brasil com nações que tiveram “problemas” se está tudo de acordo com o figurino?

Não é fácil a vida dos que ousam se opor. As vozes contrárias já não são admitidas nem nos órgãos constituídos para produzir estudos supostamente independentes.

Discordou? Confrontou? É “complexo de vira-lata”. Ponto final. Não se fala mais nisso.

Não há notícia, por ora, de demissão dos dois especialistas que mostraram as presas no estudo técnico feito de "recortes de jornais".

O Ibama precisa considerar urgentemente a hipótese de indicar um santuário natural que possa abrigar os que ainda ousam destoar, uma fauna ameaçada de extinção.

2 comentários:

  1. POR QUE FICAM NESTE VAI E VEM DE INTRIGAS DE DISSE E ME DISSE: IPEA, POLÍTICOS,ETC...? TIREM O PÉ DO PASSADO ,FAÇAM VALER O PRESENTE E CREIAM NO FUTURO. É AGIR APENAS. ESTAMOS CANSADOS DE ACUSAÇÕES ,DE CULPAS E CULPADOS,PQ O TEMPO URGE.

    ResponderExcluir
  2. Lusimese,
    cê tá cheia de razão. O canelau fica procurando chifre em cabeça de cavalo. Claro que a gente em que buscar no passado as sacanagens que fizeram com a gente, mas tem que tirar também a viseira que não nos deixar olhar de lado.
    Dê notícia,

    ResponderExcluir