Meio Ambiente

Abertas hoje inscrições para escolha da
Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa

O Comitê Estadual da Reserva da Caatinga, criado pelo Decreto-Lei número 27.781, de 26 de abril de 2005, abriu hoje (dia 13) inscrições com vistas a seleção para consignar a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa. A honraria é destinada, anualmente, a premiar pessoas físicas ou jurídicas, sejam públicas ou privadas que, no desempenho de suas ações tenham contribuído, decisivamente, e de forma relevante, para o desenvolvimento sustetável do Bioma Caatinga. A cada ano, são homenageados, alternadamente, pessoas físicas ou jurídicas. Este ano a medalha será destinada a uma pessoa fisíca.
Os currículos dos interessados poderão ser enviados, por e-mail para renata.oliveira@conpam.ce.gov.br ou se desejar, na sede do Conpam, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, na Rua Oswaldo Cruz, 2366, protocolar das 8 às 12 e das 13 às 17hs o currículo de quem se deseja homenagear. Também será aceito enviar o currículo, pelo correio mas com Aviso de Recibimento (AR) para o endereço supracitado do Conpam. Constitui requisito para a escolha: prestação de serviços voltados à melhoria da qualidade do Bioma Caatinga, bem como, a implantação de projetos visando sua recuperação e/ou conservação. Publicações de trabalhos científicos e literários em defesa e promoção do bioma serão igualmente considerados.
A medalha cunhada em bronze e medindo (5) cinco de dimâmetro, tem no centro de uma das faces a efígie do seu Patrono, o 1º ambientalista cearense, Joaquim Feitosa, natural de Tauá. A viúva D. Dolores Feitosa hoje preside a fundação que leva seu nome. Circulando a efígie, está encimado os dizeres: "Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa" e "Reserva da Biosfera da Caatinga-Comitê Estadual".
Por lei, a Medalha Joaquim Feitosa é entregue a um só agraciado, após devida seleção dos candidatos, no Dia Nacional da Caatinga, a comemorar-se, anualmente, a 28 de abril próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário