Mais de um milhão e meio de cearenses têm pressão alta

Por Sara Oliveira
saraoliveira@oestadoce.com.br

Você já verificou sua pressão arterial? Se não, deveria. No Ceará, 21% da população têm o diagnóstico de hipertensão arterial. São mais de um milhão e meio de pessoas, em sua maioria, mulheres. Na campanha nacional “Eu sou 12 por 8”, que teve início ontem e segue até o dia 30, prevenção e controle são prioridades. Isso porque 52% das pessoas com mais de 55 anos são hipertensas e, segundo especialistas, o tratamento adequado ainda é um obstáculo.

Carlos Magalhães Filho, 50, é um paciente do tipo “relutante”. Mesmo já sendo diagnosticado há cinco anos, ele nunca havia ido ao nutricionista, não tomava o remédio com regularidade e já chegou a ter um princípio de infarto. “Há dois meses estava em casa e desmaiei, fui levado às pressas para o hospital. Agora estou sentindo minha visão embaçada. Como está complicando, resolvi vir aqui”. Ele tinha acabado de sair do consultório do médico nutricionista, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH).

A partir de agora, além de precisar estar em dia com seus comprimidos, Carlos terá que balancear sua alimentação. “Comer torrada light vai ser difícil, mas tenho de tentar”, disse. A mãe do paciente acrescentou: “Se ele não fizer vai morrer”. O índice de adesão ao tratamento da hipertensão é de 15% a 20%, margem considerada muito baixa. Apenas 40% dos pacientes têm a doença controlada.

CUIDADOS
Estes valores foram especificados pela médica cardiologista Maria Tereza Sá Leitão Ramos Borges. Segundo ela, muitos dos hipertensos diagnosticados não conseguem seguir o tratamento, o que deve chamar atenção de médicos e do poder público. “Muitos pacientes não entendem a gravidade da doença. Outros, não adaptam-se à dieta imposta pelo médico e desistem”, explicou. A necessidade de informação e a execução de um tratamento mais individual são, segundo a especialista, desafios a serem superados.

“Uma campanha como esta deveria acontecer, pelo menos, a cada dois meses. Levar os especialistas às ruas para fazer uma prevenção primária da doença”, pondera Tereza. Cuidados específicos também para as mulheres que, quando estão na Menopausa, com perda de proteção hormonal, ficam mais suscetíveis à doença. O percentual de mulheres hipertensas, entre 55 e 64 anos, comparado ao dos homens é 8% maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário