Lula e Zapatero reafirmam amizade entre Brasil e Espanha

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se reuniram neste sábado em Madri, num encontro em que reafirmaram o compromisso de manter relações de amizade “fortes e frutíferas”. Zapatero, recém-chegado de sua visita à China e Cingapura, falou também com Lula sobre os resultados da viagem, onde se encontrou com a presidente Dilma Roussef no Fórum Econômico de Boao, considerado o “Davos” asiático.
Outra das questões que Lula e Zapatero abordaram foi a agenda política na América Latina e os recentes eventos do norte da África, onde se proliferaram revoltas populares contra os regimes centralizadores. Ambos já tiveram vários encontros bilaterais quando Lula ainda era presidente da República, nos quais destacaram “a amizade” que une ambos.
Lula recebeu nesta sexta-feira o 3º Prêmio Libertad Cortes de Cádiz, concedido pelo Prefeitura da cidade espanhola de Cádiz (sul). A homenagem lhe foi concedida por “seu trabalho constante contra a pobreza e a exclusão social e seu trabalho para estender esse trabalho de paz e justiça a toda região ibero-americana”.
Sapatero recebeu Lula na porta do palácio de La Moncloa, sede oficial da presidência do governo espanhol, onde posaram para as fotos antes de sua reunião. Em seu discurso de agradecimento, Lula recordou que o Brasil se converteu na sétima potência econômica mundial, “dando um salto qualitativo em prol da justiça social”.
(Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário