Jornalista é demitida por se recusar a "antecipar" declaração de primeiro-ministro

A polêmica envolveu o primeiro-ministro José Sócrates. A editora trabalhava na agência oficial do governo português
A editora da noite da agência oficial de noticias Lusa, do governo português, foi demitida por se recusar a escrever e editar uma frase como tendo sido dita pelo primeiro-ministro José Sócrates, quando ele só a ia dizer no dia seguinte.

No dia 18 de Fevereiro, o empresário Alexandre Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, criticava José Sócrates afirmando o seguinte: "Os truques é o Sócrates que faz, não sou eu. Não vale a pena continuar a mentir. Não vale a pena pedir sacrifícios sem dizer a verdade. Não adianta negar que estamos em recessão".

No dia seguinte, dia 19 de Fevereiro, Sócrates reagiu a estas declarações do empresário dizendo públicamente que: " Não é minha função dar lições de boa educação. Não basta ser rico para se ser bem educado".

Ainda no dia 18, à noite, um assessor do primeiro-ministro José Sócrates telefonou à jornalista Sofia Branco, para que esta declaração de Sócrates fosse editada como tendo sido proferida, quando na realidade ela só iria ser dita proferida no dia seguinte.

A recusa levou a que a jornalista fosse demitida por alegada "quebra de confiança".

O Conselho de redação da agência entrou com uma queixa na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário