Governo indica Pedro Brito para dirigir a Antaq

O ex-ministro Pedro Brito, que ocupou a Secretaria Especial de Portos (SEP) no governo Luiz Inácio Lula da Silva, está sendo indicado pelo governo para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A mensagem da Presidência ao Senado com a indicação de Brito será publicada hoje no "Diário Oficial da União". Se tiver o nome ratificado pelo Senado, Brito vai assumir cadeira que está vaga na diretoria da agência há mais de um ano.

Confirmada a indicação, Brito será sabatinado pela Comissão de Infraestrutura e terá que passar por votação em plenário no Senado. Ex-afilhado político de Ciro Gomes, Brito é cearense. Na transição de governo, tentou manter-se à frente da SEP, mas perdeu o apoio do PSB, que indicou para o cargo Leônidas Cristino, ex-prefeito de Sobral (CE) e que recebeu o apoio de Cid e de Ciro Gomes.

A vaga a ser preenchida por Brito na Antaq - cuja diretoria é formada por três cadeiras - vem sendo alvo de cobiça permanente entre os partidos da base aliada desde o governo Lula. PR, PMDB e PTB estão entre os partidos que demonstraram interesse no cargo. Há quem considere que Brito entra na agência na cota da presidente Dilma Rousseff. Procurado pela reportagem, Brito não retornou a ligação.

Nos bastidores, comenta-se que Brito chega como substituto natural para ocupar, mais adiante, o cargo de diretor-geral da agência no lugar de Fernando Fialho que, quando encerrar o segundo mandato, não deverá ser reconduzido para mais um período na agência. Fialho é afilhado político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-PA). Ambos têm origens no Maranhão. O outro diretor da agência é o alagoano Tiago Lima, indicado pelo PR, do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O ministério tem prerrogativa na indicação dos diretores da Antaq.

Em edição extra, circulou na noite de ontem "Diário Oficial da União" com projeto de lei que cria o Ministério da Micro e Pequena Empresa, promessa feita pela presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. Os nomes mais cotados para assumir a Pasta são os de Alessandro Teixeira, atual secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, e de Silas Santiago, secretário-executivo do Comitê Gestor do Supersimples.

(Colaborou Paulo de Tarso Lyra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário