Fortaleza em Construção

O Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce) realiza hoje a abertura da exposição “Fortaleza em Construção”, em comemoração ao aniversário de 285 anos de Fortaleza. O evento será às 10 horas, no Hall do Edifício Senador César Cals.

A mostra reúne 50 fotografias inéditas do engenheiro Mister Hull, apresentando o início da edificação de importantes obras construídas em várias áreas de Fortaleza, nas primeiras décadas do Século XX.

A partir de 1913, quando chegou a Fortaleza para assumir a Superintendência Geral da Brazil North Easterm Railway (arrendatária da Rede Ferroviária Cearense), Mr. Hull registrou cotidianamente as obras da cidade. “Com o olhar de engenheiro, nos mostra os detalhes construtivos das obras desenvolvimentistas”, explica o presidente do Malce, Osmar Diógenes.

“Nosso objetivo é mostrar, através dessas fotografias inéditas, como Fortaleza começou a crescer, como a cidade começou a ser pensada na sua forma urbana”, afirma Diógenes.

“Vale lembrar que todas as fotografias falam mais de quem fotografou, do seu estilo, sua técnica, seus interesses do que de uma paisagem em si”, ressalta a curadora do Malce, a arquiteta Lili Sarmiento. Ela explica que essa visão pode até parecer contraditória, assim como é contraditório o período em questão. “Contraditório como os sentidos que as cidades suportam”, pontua a arquiteta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário