Fortaleza - Ely defende debate dos problemas na AL


Por Bruno Pontes
Da Redação do Jornal O Estado

Em resposta a Eliane Novais (PSB), que na última sexta-feira afirmou que não cabe à Assembleia Legislativa discutir os problemas de Fortaleza, o deputado Ely Aguiar (PSDC) foi ontem à tribuna sustentar o contrário. “Não sei como a deputada, em requerimento, pede asfalto e limpeza para bueiros e diz que a Assembleia não deve debater assuntos da cidade. Afinal, Fortaleza é capital de onde? Os deputados que pedem voto aqui, pedem voto para onde?” Com isso, ele atraiu a participação de outros parlamentares, contra e a favor.

Segundo Ely, Fortaleza “é uma cidade abandonada, à deriva em termos de administração pública”, fato que estaria causando a inquietação do governador Cid Gomes (PSB). “Ele deve estar preocupado com a situação de Fortaleza, cuja administração precisa ser repensada”. Na semana passada, Ely aconselhou o governador a assumir a responsabilidade das obras para a Copa do Mundo de 2014 tocadas pela Prefeitura, por entender que só assim a Capital ficaria pronta a tempo para o campeonato.

DORMINDO COM O INIMIGO
Sem citar a prefeita Luizianne Lins e Eliane Novais, Ely disse que os esquerdistas se aliaram aos Ferreira Gomes apenas por conveniência. “Os que são de esquerda estão apenas engolindo os Ferreira Gomes, e os que dizem que a gente não deve debater Fortaleza na Assembleia são os mesmos que antes criticavam o governador e agora estão embaixo de uma mangueira com sombra, que cresceu e ficou frondosa”.

O deputado do PSDC disse torcer para que “o acordo do Governo do Estado com o PT engrenasse e que avançasse para o bem da nossa cidade”. Todavia, em sua visão, “o Governo Estadual passou a dormir com o inimigo” ao se irmanar com os petistas. Exemplo disso, segundo Ely, foi o veto de Luizianne à construção do estaleiro no Serviluz, defendida por Cid. “Na época, a prefeita disse que quem mandava na cidade era ela e o estaleiro deixou de ser construído em uma área pobre e dominada por bandidos”.
Eliane treplicou afirmando que a aliança PT-PSB em favor das eleições de Cid Gomes foi firmada em fortes bases programáticas, durante reunião da qual participaram o presidente do PSB de Fortaleza, Sérgio Novais (irmão da deputada), Cid Gomes, Luizianne Lins e o deputado federal petista José Guimarães. “O projeto é amplo. É uma participação plena, e pela primeira vez o PT abriu mão de uma candidatura própria para apoiar Cid Gomes”, destacou Eliane. “Temos divergências, mas sabemos da importância desse projeto para Fortaleza, para o Ceará e para o Brasil”.

DEPUTADO SEM PARTIDO
Ely recebeu uma resposta mais dura de Francisco Pinheiro (PT), que o acusou de apenas “jogar impropriedades” ao plenário, sem apresentar propostas para as mazelas que denuncia. “O deputado do PSDC nem se identifica como PSDC, parece que ele tem vergonha do partido. Eu nunca ouvi uma proposta de PSDC para Fortaleza, para o Ceará”.

Pelo critério de Pinheiro, a suposta vaguidão ideológica do partido de Ely torna o deputado menos digno de respeito do que o PSDB e o PFL (DEM). “[Alguns deputados] Passam dias e noites tentando inculcar na população apenas jargões. Agora, perguntem qual é o programa deles para o Ceará. Não têm. Respeito o PSDB e o PFL porque eles têm programas e os apresentaram ao país, enquanto que outros não têm absolutamente nada”.

Ely retrucou indo à tribuna brandindo o programa partidário do PSDC e destacando alguns pontos, como a defesa da redução de impostos. Ele também salientou que o PT de Pinheiro foi outrora pequeno como o é o PSDC, atualmente, e se disse independente da máquina estadual. “Não estou na Assembleia pela mão generosa do governo. Eu voto aqui de acordo com minha consciência. Não utilizei em momento nenhum a máquina do governo para chegar aqui”.

Fernando Hugo pede
intervenção do MP
O deputado Fernando Hugo (PSDB) anunciou ontem que solicitará ao Ministério Público que vistorie o conjunto habitacional Rosa Luxemburgo, na Grande Messejana, obra da Prefeitura de Fortaleza iniciada em 2008. Segundo o tucano, parte das casas foi tomada por desabrigados porque o projeto foi abandonado pelo Município.

“Milhões foram gastos, principalmente pelo tempero da eleição de 2008, e o conjunto foi abandonado. Foram carregadas pias, portas, janelas, sanitários; e hoje há uma ocupação de sem-tetos, ou oportunistas, que lá habitam. Peço que o Ministério Público tome providências contra essa prevaricação”.

Fernando Hugo foi outro a contrariar o desejo de Eliane Novais de excluir Fortaleza das discussões na Assembleia. “Deputada Eliane Novais, não pense que cala o deputado Fernando Hugo com gritos nessa tribuna. Sempre participei dos debates, mesmo quando o PSDB era governo. Não venham os senhores dizer que a Assembleia não é o núcleo maior de debates de um município menor. Não venha o Professor Pinheiro querer dizer que se deve fazer assim e assado”.

2 comentários:

  1. Esse deputado Ely Aguiar fala em Esquerda e
    Direita como o Galvão Bueno fala em futebol. Não entende nada do assunto.
    O deputado devia ficar só no "feijão com arroz", De teoria política seu conhecimento é tão raso quanto o meu de física nuclear.

    ResponderExcluir
  2. Ana Isabel ce tambem acorda cedo?
    Bom dia.
    Olha, se o Ely entende de direita ou esquerda eu não sei, porque o Ely não bebe e tem certas coisas de político que só se sabe na mesa do bar, mas acho que ele tá certo quando defende que Fortaleza seja discutida pela Assembleia. Que qui cê acha?
    Grande abraço e um dia cheio de sol na sua vida.

    ResponderExcluir