Fátima: fiéis comemoram o aniversário da cidade com oração

Imagem milagrosa do nicho de Fátima em Fátima (Portugal)

Por Elvira Sena
Da Redação do Jornal O Estado

Nem a chuva forte que caiu em Fortaleza e os transtornos provocados no trânsito devido às obras de reforma na avenida 13 de Maio desanimaram os fiéis que resolveram passar o dia 13 rezando para Nossa Senhora de Fátima. Como todos os meses do ano, a paróquia do bairro de Fátima esteve lotada em todas as 11 missas celebradas ontem. Sem esquecer que o 13 de abril ainda teve um detalhe: o aniversário da Capital.

Foi rezando, refletindo e pedindo bênçãos que os católicos, que estiveram na igreja, comemoraram os 285 anos de Fortaleza. A primeira missa do dia, às cinco horas, celebrada pelo bispo auxiliar de Fortaleza, Dom José Luis, deixou o salão lotado.
Nas missas do final da manhã, mesmo com o céu nublado, o engarrafamento no trânsito e os pedestres reclamando dos trabalhos na pista, próximos ao cruzamento da Avenida 13 de Maio e a rua Paula Ney, a movimentação na igreja foi intensa. As missas de 10h30min e de meio-dia foram presididas pelo pároco, Ivan Souza.

Segundo o ministro da eucaristia, Domingos Sávio, a movimentação na igreja é sempre muito grande no dia 13. “São cerca de 40 mil pessoas que vêm à igreja todo dia 13. E, quando cai num domingo, então, pode chegar até a 70 mil fiéis”. Daqui a um mês, em 13 de maio, a atividade principal será a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Aos 42 anos, o administrador de empresas, casado e pai de uma filha, é ministro da eucaristia há um ano. A função de Domingos Sávio é levar hóstia para pessoas em hospitais, por exemplo. “O ministro, como eu, leva comunhão a enfermos, irmãos que não podem ir à igreja”.

Outra pessoa que trabalha dentro da igreja e tem as atividades redobradas no dia 13 é o padre Antônio Raimundo de Souza. “Padre Toinho” tem 20 anos de celibato. “Antes, fiz Faculdade de Medicina. Mas resolvi seguir Jesus. O projeto dEle é maior”.

A chuva também não foi desânimo para os comerciantes que montam a feirinha, com roupas, utensílios domésticos e, claro, objetos religiosos, como terços, quadros e imagens. “A gente tem que vir todo dia 13”, revelou a dona de casa Maria de Fátima da Silva. Devido a Semana Santa (17 a 24 de abril), o Santuário de Nossa Senhora de Fátima está com atividades diversas e que prometem reunir centenas de fiéis. Os três padres oficiais da igreja são o pároco, padre Ivan, e os padres Dácio e Almeida. Desde a benção e distribuição de ramos no domingo que inicia a semana, às missas e concentrações durante os outros seis dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário