DO Ancelmo

Geni da rede
Nos últimos 50 dias, José Sarney, 80 anos, transformou-se numa espécie de “Geni” das redes sociais. Esta nova onda de apedrejamento virtual do político começou em fevereiro, quando os manifestantes na Praça Tahrir, no Cairo, pediram a renúncia de Hosni Mubarak, que estava no poder há três décadas. Foi a senha para tuiteiros e blogueiros brazucas também sugerirem que o senador brasileiro, cuja carreira começou em 1954, pedisse o chapéu.
Depois, houve o episódio da aposentadoria de Ronaldo Fenômeno. Até o Twitter do STF, por descuido da direção da Casa, pediu a Sarney para que seguisse o gesto do ex-atleta e pendurasse as chuteiras. O político, bem-humorado, num vídeo no blog do Senado, respondeu que ficava feliz por “ser comparado a Ronaldo, que é um fenômeno”.
Em março, assim que pesquisadores do Museu Nacional encontraram no Maranhão de Sarney restos do espinossaurídeo Oxalaia quilombensis, maior dinossauro carnívoro que já habitou o Brasil, a comparação com o político local foi inevitável. Agora, numa brincadeira de mau gosto, o Twitter da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo publicou, alguns minutos após o anúncio da morte de José Alencar, a frase “PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?”.
O sociólogo Sérgio Abranches acha que, em fevereiro, ao se candidatar mais uma vez à presidência do Senado, Sarney escancarou para os jovens, mais apegados a redes sociais, “seu projeto de perpetuação do poder”. Segundo Abranches, isto choca os moços, que sonham com a renovação dos quadros políticos “e não aceitam esta coisa dinástica de transferir o poder para filhos e filhos”.
Calma, gente.

Um comentário:

  1. Essa campanha contra o Sarney, começou quando ele se aproximou do Lula. Enquanto ele estava servindo ao lado conservador, ninguém falava dele. Depois que ele voltou á presidência do Senado(2009), os tucanos começaram a balançar o galho pra ele cair. Pra assumir o vice ( o tucano Marconi Perillo) e eles controlarem a mesa do Senado e com isso barrar os projetos da Presidência. Essa campanha atual é apenas a retomada da anterior.

    ResponderExcluir