Dia de festa marcará comemoração do anivérsario de Fortaleza


Amanhã, será um dia para tentar alegrar Fortaleza. Em comemoração aos seus 285 anos, a Capital cearense será palco para vários eventos. A cultura e a música marcarão a data e poderão ser vivenciadas em terminais de ônibus, praças e, como de costume, à beira mar. Além das apresentações de corais, shows de cantores regionais e nacionais e programação para crianças, a cidade ganhará ares especiais de sensibilidade. O vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, lançado ontem, e que traz histórias da cidade através dos cinco sentidos, será apresentado aos fortalezenses.

Da Praia de Iracema à Barra do Ceará, as atrações chegarão ao público. O objetivo da Prefeitura é promover a apropriação dos espaços públicos e incentivar o exercício do direito cultural. Os vídeos do Fortaleza em Todos os Sentidos vão expor a mistura das culturas coreana e fortalezense, as sensações sonoras à beira do Rio Cocó, a “invasão” do microcosmo da visão, os odores da vida urbana e o tato na Feira da Gentilândia. O projeto, que prevê a divulgação de vídeos que tem como autores cidadãos, existe desde 2008.

O dia começará com a apresentação, no Parque da Liberdade, do projeto “As 4 Estações da Criança”, com a realização de oficinas, gincanas, shows musicais e espetáculos de teatros. O evento acontece das 8h às 12 horas. Também já pela manhã, quem passar pelos terminais Antônio Bezerra, Papicu, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba, poderá divertir-se com palhações e duplas repentistas. As apresentações acontecerão das 6h30 à 8h30 e das 17h30 às 19h30.

O fim de tarde, que guarda consigo um dos pôres-do-sol mais lindos do Brasil, será marcado pelo show musical com David Duarte, Parahyba e Cia Bate Palmas e Chico Pessoa. O cenário para as apresentações regionais será a histórica e movimentada Praça do Ferreira, das 17h às 18h30horas. No Cuca Che Guevara, juventude e diversidade sexual serão os temas da festa. Haverá apresentações de esquetes teatrais com a temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e shows com a banda de reggae Faculdade Mental e com o rapper GOG.

DANIELA MERCURY
A partir das 20 horas, o Aterrinho da Praia de Iracema volta a ser espaço para a comemoração musical mais esperada. Em 2011, nomes consagrados da música cearense e jovens artistas receberão aplausos da população. Entre os novos nomes, as cantoras Lorena Nunes e Lia Veras e os intérpretes Glairton Santiago e Marcos Lessa, todos apontados como artistas promissores da novíssima geração, entre palcos e estúdios. Ao lado deles, protagonistas da cena musical fortalezense em diferentes momentos, como Aparecida Silvino, que interpretará o Hino de Fortaleza, Lúcio Ricardo e Humberto Pinho.
Como é de “praxe” da Prefeitura de Fortaleza, não poderia faltar a grande atração do dia. Daniela Mercury foi a convidada a animar os fortalezenses que, junto à sua cidade, também cumprem mais um ano. Daniela apresentará o repertório do disco Canibália, onde mistura composições próprias (sozinha ou ao lado de parceiros como Gabriel Povoas e Wycleaf Jean) com canções consagradas de Ary Barroso, Dorival Caymmi e Chico Buarque.

OUTRAS
COMEMORAÇÕES
Uma das edições da série Ensaio Aberto, da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec), também abrilhantará os 285 anos de Fortaleza. A série tem como base a formação de plateia para música de concerto entre crianças e adolescentes. A apresentação começa às 9h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, e é aberta ao público. Alunos das redes pública e privada de ensino também formarão o público presente. Durante a apresentação, recebem informações sobre som, notas musicais e instrumentos. Há ainda a oportunidade de tocar e exercer a regência. No Beach Park, a comemoração do aniversário da Capital será parte da festa do “Dia Nacional da Alegria”. Cerca de 576 crianças e adolescentes assistidos por seis entidades beneficentes do Ceará passarão o dia no parque aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário