Deputada Bethrose busca solucionar superlotação das UTI’s neonatais no Estado


Com o objetivo de minimizar um dos mais antigos e graves problemas da saúde pública do Ceará, que é a superlotação das UTI’s neonatais, a deputada estadual e presidente da Comissão da Infância e Adolescência, Bethrose (PRP), se reuniu ontem (14), na Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), com o secretário estadual Arruda Bastos; o secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne; a gerente regional de projetos do Unicef, Drª Tati Andrade; e a diretora da Maternidade Escola Assis Chanteubriand (Meac), Drª Zenilda Bruno.

Durante a reunião, a parlamentar buscou articular soluções para a pequena quantidade de leitos de UTI neonatal no Estado. A deputada Bethrose apresentou aos secretários detalhes de sua visita à MEAC, ocorrida no último dia 8 de abril, em conjunto com a deputada Eliane Novais (PSB). “A Maternidade Escola só possui 21 leitos de UTI neonatal, sendo que já chegaram a atender com 30 bebês nesta mesma unidade, 50% a mais do que sua capacidade. Situações como esta não podem acontecer, pois aumenta o risco de infecção, que é a principal causa de óbitos, em virtude da superlotação”.

Outro problema apresentado pela parlamentar foi a precária logística da coleta do leite nas casas das mães dos bebês que ficam na Maternidade Escola, pois elas não podem permanecer no local e os recém nascidos ficam em média 21 dias. “Quando estive visitando a Maternidade Escola fui informada que apenas um bombeiro faz o transporte do leite das casas até o Banco de Leite Humano. E como o material é transportado em uma moto, muitas vezes os vasilhames quebram e nos dias de chuvas a coleta nem é realizada”, relatou. A deputada também apontou as soluções apresentadas pelas profissionais da unidade. “Será necessário um veículo equipado com refrigerador e com um técnico de enfermagem, que oriente as mães a forma adequada de coletar e armazenar o leite”.

Ao final do encontro, a deputada Bethrose, em conjunto com os gestores, definiu alguns encaminhamentos, como a elaboração de propostas para serem apresentadas ao governador, como, por exemplo, a adequação das maternidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para diminuir a demanda atendida na Capital; promover cursos de especialização em Neonatologia, para médicos e enfermeiros, e curso técnico em Reanimação Neonatal para auxiliares de enfermagem, em virtude da carência desses profissionais. Na ocasião, para solucionar o problema de locomoção das gestantes, o secretário Arruda Bastos anunciou a adesão do Estado ao Projeto Samu Cegonha, que irá transportar as grávidas em situação de parto de forma adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário