Conpam inicia discussões da Semana da Caatinelioga no Ceará

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), por meio do Projeto Mata Branca, iniciou, na manhã desta terça-feira (26), no Hotel Oásis Atlântico, as discussões da Semana da Caatinga no Ceará. Cerca de 130 representantes de 20 municípios do interior do Estado estiveram presentes, além de membros da Bahia, dos municípios de Valente, Curaçá e Salvador, e de Pernambuco.
Após dar boas vindas aos participantes do evento, o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, destacou as atividades do Projeto Mata Branca, que detém a ação direta em 68 municípios do interior do Ceará, e lembrou que, na primeira reunião com sua equipe técnica, quando assumiu o órgão, enfatizou que o importante é conscientizar o homem do campo a conviver com o semi-árido.
Ele ressaltou, ainda, as palavras da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quando da instalação da Semana da Caatinga, ontem, na Assembleia Legislativa, de que 28 milhões de pessoas vivem no bioma e que o importante não é apenas criar áreas protegidas na Caatinga, mas fazer a inclusão social de quem nela habita.
Já o secretário executivo do Conpam, Iraguassú Teixeira Filho, destacou que o Mata Branca, projeto pioneiro financiado pelo Banco Mundial no Estado, “deve ser implementado de maneira pedagógica, a fim de que as ações planejadas pelo projeto levem experiências exitosas em prol do homem do campo”.
Por sua vez, a presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Dolores Feitosa, foi aplaudida quando conclamou a todos para levar para seus rincões todas as experiências discutidas no seminário. “Somente assim poderemos não apenas preservar a Caatinga, como também fazer com o que o homem do campo conviva com ela tirando o seu sustento sem prejudicar o meio ambiente”, explicou.
Durante o dia, foram debatidas as estratégias e os resultados do Projeto nos Estados do Ceará e da Bahia, bem como as tecnologias para o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no Bioma Caatinga, com destaque para integração interinstitucional.
A Semana Nacional da Caatinga prossegue até o próximo dia 30 no Ceará, com mesas-redondas no Hotel Oásis Atlântico, e em Brasília, onde ocorrerá, amanhã (28), no Planário da Câmara dos Deputados, audiência pública para a aprovação da PEC que propõe transformar o Cerrado e a Caatinga em patrimônios nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário