Combate à pobreza e crescimento econômico serão debatidos na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa recebe nos próximos dias 18 e 19 especialistas em pobreza e crescimento econômico do Brasil e dos Estados Unidos para participar do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). Com o tema “Ideias para o Crescimento Econômico com Equidade Social”, o encontro, que é uma parceria com o Curso de Pós-Graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), começa na segunda-feira (18), às 9 horas, no Plenário 13 de Maio. Além dos palestrantes, estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, e o coordenador do (Caen), João Mário de França.

A abertura do Fórum será com o sociólogo norte-americano Richard Locke, vice-reitor do Massachussets Institute of Technology (M.I.T.), que abordará o tema “Fatores Relevantes para a Melhoria de Competitividade da Economia Nordestina e Cearense”, dentro da perspectiva de busca da equidade social. Participam do debate o secretário da Fazenda, Mauro Filho, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), Sidryão de Alencar, e Arnaldo Santos, do Caen.

À tarde, às 14 horas, o primeiro tema a ser debatido é “Crescimento com Justiça Social: é uma agenda possível?”, com a pesquisadora em pobreza no Brasil, Sônia Rocha, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Ela ocupa uma cátedra na École de Hautes Études em Sciences Sociales, da universidade de Paris. Também participam do debate os economistas Raul Silveira Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Ataliba, do Ipece-CE e Ângelo Araújo, do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).

O segundo debate vespertino tem como tema “Estratégias Efetivas de Combate à Pobreza”, que será abordado por Sergei Soares, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sidryão de Alencar Júnior, do BNB, Eduardo Diogo, da Secretaria de Planejamento e Gestão, e Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza (Caen).

Já no segundo dia do Fórum, ocorre, às 15h30, a palestra “Ascensão e Sustentabilidade da Nova Classe Média”, com o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e coordenador do Instituto Cultiva, Ruda Ricci. Às 19 horas, haverá a conferência com o tema “Classe Média ou Nova Classe Social? Interpretando os Dilemas de Ascensão Social no Brasil”, com o professor da universidade de Juiz de Fora (MG), Jessé de Souza. Em seguida, será lançado o livro de sua autoria, “Os Batalhadores Brasileiros”.

INSCRIÇÕES
As inscrições para participar do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: www.al.ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário