Coluna do blog


Até agora 100 foi pouco
Discretíssima no atacado, quer dizer, na sala e despanaviada, cobradora radical na cozinha, Dilma Rousseff chega aos 100 dias de Governo ainda uma incógnita para os analistas. Aliás, nem sei quem inventou esse negócio de 100 pra que se tenha uma marca ou diga a que veio. Só que Dilma, a presidenta primeira do Brasil, não deixou rastros pro pessoal da oposição. Seu discurso é contido em público e, dizem lá de dentro, no varejo do corredor pra dentro, o pau quebra. Isso não permite que tucanos, demos e quetais, que não perdoam sua eleição, muito menos que ela esteja no lugar em que eles queriam estar, possam falar de mal, esculhambar, xingar, espernear. Ela não dá margem. Seus pronunciamentos têm sido do tipo decifra-me ou devoro-te e, pior, falam de coisas absolutamente normais, naturais, como gosta de ouvir a parte equilibrada do povo brasileiro. Lula dava margem a que seus adversários todo santo dia dessem porrada nele. Parece até que gostava de desafiar. Dilma, não. Fala pouco, abre pouco a guarda, não deixa rede armada na varanda, não permite espaços preenchidos em público para não ter que bater com a porta na cara de ninguém. Faz parecer que é de uma liga especial, diferente daquela em que se costuma forjar o político brasileiro. Os cem dias de seu governo,quando virarem 200, dificilmente deixarão que neguim entenda aquilo que o canelau chama de “seu jeito estúpido de ser”.

Cena
cearense
Avenida Pontes Vieira, depois de uma das chuvas pesadas dos últimos dias. A foto é do Edson Pio Junior.

• égua por animal fêmea - Prefeitura vai transferir ambulantes da Lagoinha para a Praça da Estação. Na Sobral do meu tempo a gente dizia que isso era trocar égua por animal fêmea. Seis por meia dúzia.

• sem crise - Diz o PMDB que não há crise entre o senador cearense do Partido e o vice-governador do Estado. Há e faz um tempão, afirmam fontes de dentro de casa.

• mermórias de amorim - Celso Amorim começou a escrever suas memórias. Vou morrer de rir no capítulo em que ele vai contar como e o que ouviu do embaixador Paes de Andrade, pelo telefone internacional.

• encantamento - A coluna soube de espanhóis, alemães, holandeses, o escambau, de queixo caído com o porto do Pecém. O mundo do mar parou; só o Brasil continua nadando.

• tvs sobralenses - A rede Jangadeiro deverá içar nesses dias a bandeira da TV em Sobral. A torre tá quase pronta. Já em outubro a Prefeitura poderá estar inaugurando uma TV Educativa. Isso é muito bom.

• isso é que é país - No Brasil, hoje, existem apenas 147 arqueólogos. Em compensação, a pátria amada, salve salve, já pode contar com 169 ex-BBBs.

• esgotou - A primeira edição do livro, quase uma plaquete, Mulheres do Parlamento, da Biblioteca da Assembleia do Estado, esgotou ligeiro. Uma segunda edição está a caminho.

Por falar nisso...
O livro do nosso Firmino Dias Lopes, o Firminão, há mais de 40 anos morando do Paraná, terá seu primeiro lançamento em Sobral. Fala de futebol; do São Cristovão ao Guarany. O autor está na terra.

• mais um - Faheina, o Nelson de todos os amigos, continua no Mulungu, pra saudade e inveja da gente aqui. Acorda todo dia em 13 graus de temperatura revisando o livro que já já chegará às bancas com suas histórias.

• confissão de veterano - “O pior momento de um homem é quando ele começa a endurecer el corazón e amolecer o resto da anatomia”, de Xico Sá, escritor e jornalista.

• meia maratona - Prosseguem, até hoje (ou até alcançar o máximo de inscritos), as inscrições para a 9a Meia Maratona de Fortaleza.

• tá em cima da hora - Os interessados podem acessar o site www.meiamaratonadefortaleza.com.br ou se dirigir às lojas Star Tênis. A corrida será realizada no dia 17 de abril.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário