Coluna do blog


Fátima(Portugal) 13 graus
A Igreja tirou o roxo
A missa das 11 horas cá na Basílica de Fátima, em Portugal, começou com uma explicação dada pelo Padre, um português de boas falas e sotaque impecavelmente português: Não pensem que por eu estar assim, com roupas em branco, a Igreja aboliu o roxo da Quaresma. Não. É que a Igreja cultua seus anjos e hoje, no começo da Primavera, cultuamos em Fátima, a primeira aparição do Anjo de Fátima às três crianças, Lucia, Jacinta e Francisco. Das três aparições, a primeira foi a mais contundente, porque quando celebramos, o fazemos em branco. Fátima, o Anjo de Fátima que apareceu aos três, trazia a mensagem da paz e quando a vestimos, vestimos em branco. E o mais importante, disse lá o padre na sua justificativa por não estar de roxo, como exigiria a Quaresma, o Anjo que celebramos pedia apenas que nos aprofundássemos nas orações. Não nos pediu outra coisa a não ser rezas, orações, aprofundamento da crença e o fim da belicosidade que mora em nossos corações. E foi ouvindo esse leriado do Padre de Fátima que fiquei encafifado, com meus botões, dos por quês de o mundo andar tão silente de orações, tão grosseiro de amizades, tão embotado de prazeres amigáveis, como respeitar o outro, ajudar o outro, estender a mão, promover exatamente a paz. Só isso já seria uma oração, a oração que o Anjo de Fátima pediu que as três crianças revelassem ao mundo. A oração ainda poderá ser a grande saída.

A frase: “Há mais 40 universidades que querem conferir-lhe a mesma distinção de Coimbra”.Chamada de primeira página do Diário de Notícias português de ontem.

Vestida de céu (Nota da foto)
Apesar dos 13 graus, o sol era claro,o céu azul sem uma nuvem, estonteante, ontem em Fátima. Que o diga esta imagem da Basilica.

Encantamentos
Ainda sob os encantamentos da cerimônia que deu a Lula o Honoris Causa de Doutor em Coimbra, não consigo desligar do discurso do constitucionalista J.J.Gomes Canotilho.

Destaques
Este relato, agora mais frio e menos intimista que o da coluna de ontem, insiste em Lula porque o mundo inteiro, aqui na Europa fala dele, de seus feitos e de sua história pra chegar ao Governo do Brasil.

Detalhes
Na “casa mais prestigiosa do saber de Portugal”, palavras de Lula, o ex-presidente, galgou os patamares da sapiência.

Trajo
Tem agora trajo talar; borla e capelo, anel e diploma de Coimbra. Aplaudido por brasileiros,elogiado por chefes de Estado, Lula galvanizou a cerimônia de doutoramento, habitualmente mais austera.

Valeu!
“Presidente Lula, valeu a pena!”, dizia-lhe Vania Gomes, advogada brasileira radicada em Coimbra há dez anos, afagando uma bandeira do Brasil.

Heroi
Lula saiu de Coimbra aplaudido como um herói, ouviu de Joaquim Gomes Canotilho: “O sindicalista, o metalúrgico, aquele que não escreveu livros tecnicamente densos sobre o enigma brasileiro, mas, antes, desfraldou as normas da razão política e tirou o povo da abstração.

Vida que segue
Canotilho realçou o feito extraordinário de Lula ao enfrentar um problema de decifração para matemáticos, lógicos, filósofos: o problema da impensabilidade de um metalúrgico sindicalista na Presidencia da República.

E continua...
Muitos intelectuais, muitos políticos, muitos jornalistas, muita gente de bem, sustentavam o “teorema indemonstrável: a impossibilidade de um homem do povo erguer-se democraticamente a primeiro magistrado da Nação”.

A diferença
E do seu papel no contexto internacional, que marca a diferença entre a paz humana e a desumanidade da guerra, Canotilho realçou que não admira que Lula da Silva tenha já sido proposto como Premio Nobel da Paz em 2011.

Virtudes
Entre outras tantas virtudes, diz ainda Canotilho, o ex-presidente brasileiro “deu sempre ressonância mundial à língua portuguesa”.

Duas frases
A primeira de Pedro Pires, presidente de Cabo Verde que como Dilma veio prestigiar o título de Lula: Concordo com ele de que é preciso uma profunda reforma na ONU.

Duas frases II
A segunda, de José Sócrates, primeiro-Ministro da Portugal:É uma honra para Portugal este inesquecível momento. Lula é uma personagem mundial que prova que a esquerda latino-americana também sabe governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário