China libera importação de carne suína brasileira


Gilberto Scofield Jr, O Globo

O governo brasileiro informou que a China autorizou três frigoríficos brasileiros a exportarem carne suína para o país. O anúncio foi feito no primeiro dia da visita que a presidente Dilma Roussef faz ao país, com objetivo de aumentar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado chinês.

A "diplomacia de resultados" que a presidente Dilma decidiu implementar como filosofia básica no Itamaraty já conseguiu resolver alguns impasses que se arrastavam há algum tempo nas relações comerciais e de investimentos entre Brasil e China.

Entre eles, o futuro das operações da Embraer na nação asiática - onde a empresa participa, desde 2002, de uma joint-venture com a estatal Aviation Industries of China II (Avic II) para a produção do ERJ-145, um jato de 50 passageiros considerado pequeno demais para o tráfego no país - ou a compra, pelos chineses, de carne suína brasileira.

Segundo o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, a Embraer ganhará sinal verde do governo de Pequim para produzir no país os jatos executivos da família Legacy, um filão que acena com potencial de venda de 450 aviões nos próximos dez anos.

Hoje, pessoas físicas não podem ser donas de jatos executivos ou de helicópteros na China, restrição que vem sendo contornada com a colocação das aeronaves em nome de empresas, privadas ou estatais. Mas a pressão, tanto dos executivos e novos milionários chineses quanto dos maiores fabricantes de jatos do mundo, está fazendo o governo rever a proibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário