Caldo de bila

Reitor recebe os senadores Inácio Arruda e José Pimentel
O Reitor Jesualdo Pereira recebeu, nessa segunda-feira (11), em seu gabinete, os senadores Inácio Arruda (PCdoB), que esteve na Reitoria pela manhã, e José Pimentel (PT), com quem manteve encontro à tarde. Na audiência com Inácio Arruda, ficou acertado um encontro deles com o Presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, na próxima quinta-feira (14), às 17h, na sede da ANP, no Rio de Janeiro.

O Reitor apresentará projetos da UFC ligados a biocombustíveis e transferência de tecnologia em mecanização agrícola para agricultura familiar no semiárido. Ainda na audiência, o Reitor pediu o apoio do Senador para melhorias no Complexo Hospitalar, como vem fazendo com outros membros da bancada cearense no Congresso. Também estiveram presentes ao encontro o Vice-Reitor Henry Campos; o Chefe de Gabinete, Luiz Antonio Maciel de Paula; e professores do Centro de Ciências Agrá-rias ligados ao Departamento de Engenharia Agrícola, tendo à frente o Diretor do CCA, Prof. Sebastião Medeiros Filho.

Os docentes apresentaram detalhes dos projetos “Transferência de Tecnologia em Mecanização Agrícola para Agricultura Familiar no Semiárido”, “Laboratório Móvel para Monitoramento da Compactação de Solos e da Uniformidade de Irrigação nos Perímetros Irrigados do Semiárido” e “Laboratório de Ensaio de Motores e Tratores Agrícolas para Agricultura Familiar no Semiárido”. Na estimativa do Reitor, com investimentos de R$ 11 milhões a UFC se credencia para desenvolver esses projetos.
Na segunda parte da reunião, o Reitor expôs para o Senador questões relativas ao Complexo Hospitalar da UFC, que inclui o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Falou também sobre a Medida Provisória n° 520/2010, que autoriza o Governo Federal a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e que atinge diretamente os hospitais das instituições federais de Ensino Superior.

PIMENTEL - O Senador José Pimentel (PT) foi recebido, à tarde, pelo Reitor Jesualdo Farias e pelo Vice, Henry Campos. Na visita, tratou-se de vários assuntos, dentre eles os projetos da Universidade nas áreas de saúde, esporte e comunicação. O Reitor entregou o projeto do Complexo Esportivo da UFC ao Senador, para que ele possa levá-lo ao Ministério da Educação. Jesualdo informou que, em julho, pretende inagurar a residência universitária do Campus do Pici, com capacidade para 200 estudantes.

O Reitor comentou a visita do Senador Inácio Arruda, pela manhã, e a conversa sobre o Complexo Hospitalar e a Medida Provisória n° 520/2010. Pimentel considera que a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (que segundo ele não é uma coisa nova no Brasil) é uma forma de dar segurança aos servidores terceirizados, ressaltando que estatais como a Petrobras já adotam esse modelo de contratação de servidores.

Ainda no item saúde, o Senador José Pimentel destacou a importância da reativação da emergência do Hospital Universitário, lembrando o interesse do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo assunto. Conforme o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, a reabertura da emergência do HUWC está con-templada no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Pimentel lembrou que a atenção à saúde do idoso é uma das ações que merecem ser implantadas e interiorizadas. O Reitor relatou os avanços nas obras do Campus do Pici, onde estão sendo erguidos o Instituto de Cultura e Arte e a Seara da Ciência e finalizada a Residência Universitária. Comentou que o Pici terá condições de até mesmo receber delegações esportivas durante os jogos da Copa de 2014.

Na reunião, discutiu-se ainda o processo de implantação da Rádio Universitária FM em Juazeiro do Norte. “A Universidade Federal do Ceará tem uma presença muito forte na nossa cultura, no desenvolvimento regional e na formação profissional de nosso Estado. A gestão de Jesualdo Farias tem dado continuidade ao processo de ampliação de vagas na graduação e pós-graduação e de integração da UFC à cultura cearense. É por isso que é preciso que a bancada do Ceará dê atenção aos campi do interior e aos da Capital”, afirmou o Senador na saída do Gabinete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário