Banda Padre Pio encantou o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza


- Foto: Evilázio Bezerra
A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu na tarde de hoje, 14, homenagem à Banda Padre Pio de Jucás, pelo seu centenário, comemorado no dia 05 de maio de 2010. Uma história que se confunde com a vida do povo jucaense e é repleta de curiosidades. A solenidade ocorreu no plenário Fausto Arruda, e foi comandada pelo presidente da Casa, Acrísio Sena (PT).

Filarmônica São Mateusense, Furiosa, Banda Padre Pio ou simplesmente “A Bandinha de Jucás”. Não importa a denominação, foi criada no ano de 1910, pelo Padre Pio Pinho de Oliveira, grande músico reconhecido no Ceará. Através de suas composições autorais de dobrados, tocadas até hoje, como “Jogos de Espada” e “Branco e Vermelho”, a Banda Padre Pio ganhou reconhecimento estadual e tornou-se admirada por maestros e músicos de outras bandas.

Atualmente, a banda desenvolve um Projeto Escola de formação de novos músicos, que incentiva crianças e jovens a fazerem parte da banda, a fim de que a história e a tradição deste patrimônio musical jucaense seja preservada.

Acrísio Sena parabenizou a banda pelo seu centenário, e destacou a resistência e o trabalho permanente de manter viva a história de Jucás, por meio da cultura. “Essa é uma justa homenagem a essa banda, que se confunde com a história de Jucás, e desenvolve um grande trabalho cultural e social”. O petista informou ainda que irá retribuir a homenagem da tarde de hoje, entregando a Medalha Boticário Ferreira à Banda Padre Pio de Jucás, na praça do próprio município.

Prefeito de Jucás, Elando Facundo, recebeu a placa das mãos do presidente Acrísio Sena (PT) e do vereador Alan Terceiro (PTdoB) - Foto: Evilázio Bezerra
O prefeito do município de Jucás, José Elano de Oliveira Facundo, recebeu uma placa em homenagem ao centenário da banda, agradeceu e frisou que, apesar da condição social da cidade, a cultura é o meio pelo qual o povo jucaense preserva valores passados para as gerações. “Nós somos um povo bravo e lutador, que teve a felicidade de nascer com a genética voltada para a cultura”.

Nas comemorações do centenário, a Banda Padre Pio de Jucás gravou um CD/DVD ao vivo no Theatro José de Alencar. E também fez apresentações no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e na cidade de Bertioga, no litoral paulista, onde recebeu homenagem e placa comemorativa ao centenário.

Também estavam presentes na solenidade, os vereadores Adail Júnior (PV); Alan Terceiro (PTdoB); José Helder Barros, secretário de cultura de Jucás; Ana Angélica Leite, diretora da Casa de Música Raimundo Custódio; e representando o comandante da Base Aérea de Fortaleza, Roberto Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário