Avião que decolou do Rio faz pouso de emergência em Atlanta; aeronave teve pane no radar na 2ª


Voo da Delta para os EUA retorna ao Rio após pane
Um avião da Delta Airlines que saiu do Rio de Janeiro nesta terça-feira (5) fez um pouso de emergência em Atlanta, nos Estados Unidos. A aeronave é a mesma que retornou ao Rio de Janeiro após uma pane no radar, na madrugada da última segunda-feira (4)
Segundo a empresa, no caso do pouso de emergência, a aeronave apresentou defeito num dos flaps (peças que compõem a asa) e o piloto foi obrigado a declarar estado de emergência. De acordo com relatos de passageiros, houve pânico coletivo e muitas pessoas passaram mal.
O voo Delta 60 -- que decolou do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na capital fluminense -- foi inicialmente desviado para um aeroporto de Orlando, na Flórida, em razão apenas do mau tempo, segundo a companhia aérea. No entanto, de acordo com Maurício Rajão, marido da passageira Tathiana Godoy, a mudança de trajeto deve ter ocorrido em função de mais um problema no radar da aeronave, fato negado pela Delta.
Passado o primeiro susto, o Boeing 767-300ER decolou em direção a Atlanta às 9h21 (horário local) e, algumas horas depois, os 149 passageiros foram informados sobre uma falha num dos componentes da asa da aeronave, o que levou o piloto a declarar estado de emergência. "Após a parada de Orlando e o conserto da antena, o voo seguiu para Atlanta e apresentou um novo problema, obrigando o piloto a fazer uma aterrissagem forçada", explicou Rajão.
Na chegada ao aeroporto Hartsfield-Jackson, em Atlanta, bombeiros e ambulâncias esperavam pelos passageiros. Antes disso, porém, a aeronave teve que circular por cerca de 30 minutos também em razão do mau tempo, segundo a Delta informou em nota.
"O avião teve que voar sobre Atlanta por mais de uma hora e estava sacudindo muito. Muitas pessoas vomitaram e ficavam rezando à espera do pouso emergencial", afirmou Rajão. A esposa dele, Tathiana Godoy, chegou a temer por uma tragédia.
Na versão da Delta Airlines, a opção pelo pouso de emergência foi uma medida de cautela e o mau tempo foi o fator principal para as duas aterrissagens (em Orlando e Atlanta). Segundo a companhia aérea, a asa do boeing 767-300ER já foi reparada e a aeronave voltou a operar normalmente nesta semana, realizando o mesmo trajeto Rio de Janeiro-Atlanta.
Primeiro susto
No dia anterior ao pouso de emergência em Atlanta, nos Estados Unidos, o mesmo boeing 767-300ER foi obrigado a retornar ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, após ter sido registrada uma pane no radar meteorológico.
A aerovane decolara às 21h36 de domingo e, no momento que chegava a Brasília, o piloto foi obrigado a cancelar o voo e regressar à capital fluminense. O defeito no radar impediria o sobrevoo na Amazônia. As informações são da Infraero.
O avião pousou no Aeroporto Tom Jobim por volta de 0h44. Antes de aterrissar, porém, a aeronave despejou o combustível no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário