Assembleia homenageia Exército Brasileiro em sessão solene


A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (15/04), sessão solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril.
A data assinala a vitória na Batalha de Guararapes de 1648, travada entre luso-brasileiros e tropas neerlandesas invasoras nos Montes dos Guararapes, hoje o município de Jaboatão dos Guararapes (PE). A atividade aconteceu a pedido dos deputados Ronaldo Martins e Manoel Duca, ambos do PRB, e foi realizada no Plenário 13 de Maio.

O presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), abriu os trabalhos e lembrou dos tempos em que estudou no Colégio Militar. Ele parabenizou a instituição pelos seus 363 anos citando-a como essência da manutenção da soberania nacional. “(os 363 anos) São a prova viva do respeito e admiração do povo”, considerou o socialista.

Ronaldo Martins destacou os trabalhos do Exército em missões de socorro a outros países, como o ocorrido no Haiti, e cobrou do Governo Federal mais investimentos às Forças Armadas. “Não podemos conceber que uma simples licitação para a compra de aeronaves de guerra ou de outras tecnologias transpasse a extensão de vários mandatos, sem que se decida efetivamente pelo fortalecer para melhor proteger”, disse o republicano.

Já Manoel Duca ressaltou o papel da Corporação na luta pela universalização do acesso à água e erradicação da pobreza, além da execução de inúmeras obras de infraestrutura. “Anima-me ver a família verde-oliva empenhada em acabar com isto (seca e fome). Nesta empreitada, somos todos soldados. O Exército é, para o povo brasileiro, um membro da sua família”, considerou.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) lembrou do importante trabalho feito pelos soldados nas fronteiras do Brasil. “O Exército emblematiza as Forças Armadas de forma dourada. É a instituição que faz a gente ter fé pela manhã, esperança à tarde e crenças à noite. O Brasil precisa ser a cara do Exército”, frisou.

Após receber placa-homenagem do presidente Roberto Cláudio, o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, lembrou da participação do Ceará na Guerra da Liberdade e Restauração de Pernambuco, em 1631. À época, o capitão-mor do Estado, Martins Soares Moreno, envolveu-se na batalha.

Ele também lembrou de dois personagens cearenses importantes para o Exército: o patrono da Infantaria brasileira, brigadeiro Antônio de Sampaio, e o ex-presidente da República, coronel Castello Branco. “Hoje, os desafios implicam em contribuir com o desenvolvimento e bem-estar nacional, e ajudar as nações amigas. Espero estreitar os laços com esta Assembleia”, disse. O militar entregou a Roberto Cláudio, Ronaldo Martins e Manoel Duca placas-homenagem da 10 ª Região.

Participaram da solenidade ainda os deputados Tin Gomes (PHS), Antônio Granja (PSB), Dedé Teixeira (PT), Carlomano Marques (PMDB), Eliane Novais (PSB), Nenen Coelho (PSDB), Francisco Pinheiro (PT), Sérgio Novais (PSB), Neto Nunes (PMDB), Professor Teodoro (PSDB), Cirilo Pimenta (PSDB), Vanderley Pedrosa (PRB) e Danniel Oliveira (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário