Artur Bruno propõe Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

O deputado federal Artur Bruno (PT) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados instituindo o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. Bruno está propondo que o triste episódio da morte de doze crianças ocorrido no último dia 7 de abril, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (RJ), sirva de alerta para que os governos Federal, estaduais e municipais possam se mobilizar no combate ao bullying. O termo é utilizado para qualquer violência física ou psicológica cometida de modo deliberado e continuado, através de atitudes de humilhação, ridicularização e intimidação.

O parlamentar já havia apresentado no ano passado, quando ainda estava na Assembleia Legislativa como deputado estadual, projeto de lei instituindo políticas públicas de combate ao bullying no estado do Ceará. Parte do texto da proposta de Bruno foi aproveitado na mensagem encaminhada também em 2010 pelo Governo do Estado. A mensagem foi aprovada e se transformou em lei que está em pleno vigor. Pela proposta apresentada essa semana na Câmara dos Deputados, o 7 de abril marcaria o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

O deputado argumenta que o bullying é um problema recorrente em várias escolas do Brasil e de todo o mundo e que produz repercussões negativas para o processo pedagógico e, em alguns casos mais extremos, coloca em risco a vida e o bem-estar de crianças e adolescentes. “A data seria uma forma de lembrar e permitir uma reflexão sobre as causas que levaram a esse episódio que nos deixou a todos indignados, revoltados e perplexos em razão da brutal violência cometida em um espaço que deveria ser marcado exclusivamente pelo clima de respeito, fraternidade e cooperação. A indignação e a revolva são inevitáveis, mas precisamos reagir e pensar em soluções para que episódios como esse não se repitam”, defendeu Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário