Após reforma, túmulo de São Francisco de Assis é aberto ao público


Cripta e urna do santo que dedicou sua vida aos mais pobres passaram por restauração inédita.
O túmulo de São Francisco de Assis acaba de reabrir ao público na Itália, após ter passado por sua primeira restauração em seus quase 800 anos de existência. São Francisco foi enterrado no século 13 e se tornou o santo patrono dos animais e da Itália.

Urna como a cripta do túmulo de São Francisco de Assis acabam de passar por um inédito processo de restauração. (Foto: Associated Press)
Filho de um próspero fabricante de tecidos da cidade de Assisi, ele rejeitou o conforto no qual foi criado e dedicou sua vida a ajudar os pobres.
Morto em 1226, ele se tornou um santo dois anos depois. Seu corpo foi colocado em uma urna de bronze e enterrado em uma cripta de pedra em sua cidade natal.
Agora, tanto a urna como a cripta acabam de passar por um inédito processo de restauração.
Ao longo de dois meses, especialistas em polimento de metais e restauradores de estruturas em pedra trabalharam dias e noites para renovar o túmulo.
São esperadas visitas em massa ao local por parte de seguidores de São Francisco de Assis ao redor do mundo.

Penso eu - Quando estive aí, apesar do fortissimo sentimento de religiosidade e do místico de Assis, o lugar tinha um certo ar lúgrube. Hoje, mais claro, acomodará com mais qualidade a emoção do romeiro ou do simples visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário