ANJ critica Requião por retirar gravador de jornalista

A Associação Nacional de Jornais criticou em nota o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que arrancou ontem o gravador de um repórter da Rádio Bandeirantes após irritar-se com uma de suas perguntas.

“Condenável em qualquer cidadão, o impedimento do livro exercício da atividade jornalística foi agravado neste caso pelo fato de ter partido de um homem público, em total desacordo com as mais básicas normas de civilidade e da convivência democrática”, diz o presidente da entidade, Francisco Mesquita Neto.

Na manhã de ontem, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal protocolou na Mesa Diretora do Senado representação contra o senador. O sindicato pede que o Senado aplique medidas disciplinares contra Requião. Além de tirar o gravador do jornalista, Requião também ameaçou agredi-lo fisicamente depois de ser questionado sobre a aposentadoria de R$ 24 mil que recebe como ex-governador do Paraná. O senador levou o gravador e apagou a entrevista da memória do aparelho.

Requião mandou devolver anteontem, no final do dia, o equipamento e o cartão de memória ao repórter - que registrou ocorrência na Polícia Federal contra o peemedebista. Na terça-feira, na tribuna do Senado, ele afirmou que ficou com o aparelho para evitar que a entrevista fosse editada de forma a “desmoralizar um parlamentar sério”. Segundo o senador, o repórter tentou lhe aplicar uma “armadilha” com “perguntas encomendadas”, numa atitude de “bullying” que marca parte da imprensa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário