Alfabetização de Adultos em Caucaia



Projeto desenvolvido pelo Grupo Marquise em parceria com órgãos públicos
resgata a cidadania de colaboradores do Aterro de Caucaia e comunidade

Há cerca de um mês, dez colaboradores do Aterro Sanitário de Caucaia e mais 13 moradores da comunidade do Carrapicho estão ganhando um motivo a mais para sorrir: o acesso ao conhecimento. Em parceria com a Secretaria de Educação de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará, o Grupo Marquise está promovendo aulas de alfabetização para esse grupo de pessoas, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
De acordo com a analista de Gestão de Pessoas da área de Serviços Ambientais Sustentáveis da Marquise, Mônica Feitosa, a iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social do Grupo. “Esse investimento resulta no acesso ao conhecimento e no aumento da autoestima e da motivação dos colaboradores. Além disso, ainda estreita o compromisso deles e aproxima a família do colaborador junto à empresa”, completa.
O projeto integra atividades tradicionais e trabalhos lúdicos, ministrados por uma professora da comunidade e acompanhados pela Marquise. Os alunos recebem material escolar personalizado, uniforme e lanche na escola. Tudo para estimular o aprendizado da turma. As aulas de alfabetização iniciaram em meados de março e acontecem sempre à noite, de segunda a quinta-feira, na Escola Maria Luiza Vale Forte. O período previsto para o encerramento das atividades é em novembro deste ano, quando o projeto completa oito meses.
O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Ministério da Educação, é uma porta de acesso à cidadania e tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos, colaborando para elevar o índice de escolaridade no país. É desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário